Fotos e Reflexões


Obrigada meu Deus, obrigada por acreditar na possibilidade de sempre querermos melhorar.

Obrigada pela vida, obrigada pela Tua Luz a iluminar meus caminhos.

Não desista de mim por favor.

 _____________________________________________________________




Saúde é o equilibrio do Corpo Físico, Psíquico, Espiritual.

"O homem moderno, purificando a sua alma, encontrará a saúde do corpo. Além dos medicamentos para auxiliar a cura, a reforma interior da mente e do coração é o caminho da cura.(Sob o Signo de Aquário pag 220).
Esse livro muito me encantou, tem leitura de fácil compreensão, mostra o lindo e árduo trabalho dos nossos amigos espirituais ajudando a todos nós a encontrar a paz no nosso processo evolutivo.  A Psicologia vem me mostrando a importância do encontro com nós mesmos, nos entendendo e buscando as nossas melhoras. Não existe cura fora de nós, só há cura quando há mudança de atitude,e essa só acontece quando compreendemos, quando nos conscientizamos.O Espiritismo traz como base todo o processo de reforma interior pontuados através dos exemplos do nosso Mestre Jesus. Reforça os meus estudos, abre meus olhos, minha mente, meu coração e minha alma. Orar e vigiar sempre! Seguir com determinação e coragem, coragem para mudar.
________________________________________________

PROF HERMÓGENES


José Hermógenes de Andrade nascido em 1921 no Rio Grande do Norte. Pioneiro em Medicina Holística no Brasil.
Sua vida tem sido dedicada a expressão do crescimento espiritual através da prática do Yoga.
Tem vários livros escritos científicos e técnicos que promovem a saúde, o bem-estar, a longevidade e o engradecimento pessoal.Tais como: Autoperfeição com Hatha Yoga, O que é Yoga, Saúde na Terceira Idade ,Yoga para Nervosos,Canção Universal ,Dê uma chance a Deus, Superação entre outros

Em seu livro Hatha Yoga pg 49 diz:  O Yoga cultiva prazer puro e sereno, refinados e nada decepcionantes, por isso mesmo inacessíveis aos indivíduos psicologicamente imaturos."


        YOGA É UNIFICAÇÃO DE SI MESMO
         EQUILIBRIO FÍSICO,PSÍQUICO E ESPIRITUAL


Lindo, sereno, sábio, feliz, bom,amigo...Tenho aprendido muito com esse Mestre. Seus livros são verdadeiras obras de luz  radiante e preciosa que nos ajuda a refletir e praticar  as mudanças que nos traz equilibrio e prazer .
____________________________________________________________________

 DANCE, DANCE, DANCE... SORRIA ,SORRIA SORRIA... CANTE,CANTE, CANTE...  SEJA FELIZ COM PAZ NO CORAÇÃO.





ALEGRIA



                     MOVIMENTO



ENERGIA 

                    
DISCIPLINA





EQUILÍBRIO


                        GRAÇA

CHARME




                 VIDA


VITALIDADE




              COMPANHEIRISMO




SAÚDE




                                   AMIZADE

TROCAS






APRENDIZADO





REVISTA BONS FLUIDOS N 143 FEV 2011

NO EMBALO DA DANÇA

"QUANDO OBEDECE ÀS BATIDAS DA MÚSICA, O CORPO SE SOLTA E A MENTE VIAJA PARA LONGE. AO DANÇAR, LIBERTAMOS NOSSAS EMOÇÕES, MELHORAMOS O CONDICIONAMENTO FÍSICO E AINDA NOS DIVERTIMOS COM OS NOSSOS TROPEÇOS."

" Dançar é muito mais que um simples exercício, é alimento para a alma.Quem dança precisa se entregar por completo, pois a atividade afeta o corpo, mente e sentimento." J.C. Violla

" Não basta repetir mecanicamente a sequência proposta.A emoção precisa aflorar, conferindo expressão aos movimentos." Ivaldo Bertazzo

Leiam essa reportagem está bem interessante, a dança é renovação energética, é saúde pura, é vida e alegria.Tudo o que fazemos que sentimos prazer , eleva o fluxo energético. Saúde é equilíbrio físico psíquico e espiritual. Tudo tem seu limite nada de exagero.


Que tal ouvir umas músicas de uma boa época, para recordar , balançar o corpo e sacudir a poeira ! Vamos lá ! Sorria ! Solte o corpo, relaxe e se permita. Divirta-se. Curta Bons Momentos! Alegria!



____________________________
 PSIU!  SE AQUIETE! RESPIRE...

__________________________________________________
               MOMENTO DE REFLEXÃO E ORAÇÃO. MOMENTO DE ENCONTRO COM O INTERIOR E COM DEUS.

 

 Mãe Santíssima que a Sua Divina bondade abra nossas mentes e corações para realizar as verdadeiras mudanças. Que embalados por essa linda música de oração e elevação possamos conversar com nosso Mestre Jesus.




Meu amigo Jesus

Há quanto tempo não O procuro para conversar. Reconheço que somente O busco quando as provações sacodem o barco da minha vida. Confesso que tenho mais pensado nas coisas da Terra do que nas coisas do Céu.
E hoje a tempestade bateu à minha porta em forma de doença. Por isso busco em Ti o socorro, Jesus, para que não afunde a minha embarcação.
Querido Mestre, ampara-me para que jamais me falte a esperança na cura e a paciência para suportar as dores do momento.
Divino Terapeuta, ajuda-me a não me sentir um pobre coitado e a não me inclinar a autopiedade, pois isso seria o que de pior poderia me acontecer.
Incomparável Médico, sustenta-me para que, sem desprezar a ajuda dos médicos da Terra, eu encontre em mim os canais de cura, pois se fui capaz de criar minhas doenças, tenho também todas as condições de recuperar a saúde.
Cristo Jesus, cura-me da insensatez de viver longe dos teus mandamentos de amor e fraternidade, sem cuja vivência eu jamais encontrarei a saúde imbalável.
Amado Pastor, ensina-me a perdoar os que me ofendem para que eu consiga remover os espinhos que me levam à enfermidade.
Querido Rabi, não me deixe perdido no labirinto das provas que a minha invigilância não quis evitar. Misericórdia Senhor, é o que te peço. Trazei-me o elixir do seu amor, a derramar sobre mim as bençãos cristalinas da saúde do teu coração.
Obrigado, Jesus por ser meu Amigo e Médico. Estou em paz, estou curado no teu amor.
José Carlos De Lucca( Livro - Médico Jesus )
______________________________________________________








































Ação da Amizade

"A amizade é o sentimento que imanta as almas unas às outras, gerando alegria e bem-estar.
A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.
Inspiradora de coragem e de abnegação. a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.

Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!
O egoísmo afasta as pessoas e as isola.
A amizade as aproxima e irmana.
O medo agride as almas e infelicita.
A amizade apazigua e alegra os indivíduos.
A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.
Na área dos amores de profundidade, a presença da amizade é fundamental.
Ela nasce de uma expressão de simpatia, e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.
Quando outras emoções se estiolam no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada dos homens que se estimam.
Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.
Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.
Discreta, apaga-se, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.
Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.
A amizade é fácil de ser vitalizada.
Cultivá-la, constitui um dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra êxito, se avança com aridez na alam ou indiferente ao elevo da sua fluidez.
Quando os impulsos sexuais do amor, nos nubentes, passam, a amizade fica.
Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.
A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões dá-nos, até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina."
* * *
Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos de Esperança.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.


_____________________________________________________________________________

QUEM É VOCÊ-capítulo do livro FORÇA ESPIRITUAL - JOSÉ CARLOS DE LUCCA



"Dificilmente você será uma pessoa feliz sem que antes se conheça na palma da mão. Se ainda não sabe quem é, como você poderá saber para onde vai e o que quer de fato da vida? Se não aprendeu a lidar consigo mesmo, como pretender lidar com o próximo? Se ainda não consegue identificar seus pontos fortes e fracos, como almejar a vitória sobre qualquer coisa?
Muitas pessoas andam por caminhos equivocados exatamente por não conhecerem; não sabem as reais necessidades do seu espírito. Para quem está perdido, qualquer caminho serve.
Cada espírito é uma individualidade própria, portanto diferente dos demais, nem melhor nem pior, simplesmente diferente.
E você precisa descobrir quem de fato é. Não tenha medo dessa viagem interior, nenhum monstro o aguarda nas profundezas da sua alma. Há um tesouro escondido no Universo do seu mundo íntimo, é a centelha divina que habita em você esperando ser descoberta, trabalhada e amada como toda criatura de Deus merece ser...
Reserve espaços no seu dia para o autoconhecimento. Faça perguntas para si mesmo, dialogue consigo e responda pra si mesmo: quem é você, do que gosta, o que não aprecia...Jamais, porém faça esse mergulho para se condenar. Você jamais será amigo de si mesmo se não tiver humildade suficiente para aceitar-se como é.
...Qualquer tentativa de reforma íntima que leve o indivíduo a cair na culpa e aniquilar a auto-estima não passa de um processo perverso, pois só o amor é capaz de gerar transformações verdadeiras em nosso modo de agir.
O mal produz o medo, insegurança, revolta, enfim, gera mal-estar.
...Afirmou Jesus; " Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará"
(p.139 a 141)


________________________________________________________________________________________




CONFISSÃO

"AMO A DEUS
AMO MEUS FILHOS, MEUS NETOS
AMO A ESPOSA
QUE DEUS ME DEU.

VIVO A ALEGRIA
DOS ENTES QUERIDOS,
SINTO SUA MÁGOA, CHORO SUA DOR.

CONDENO A MENTIRA,
ESQUEÇO UMA FALTA.
JAMAIS ESQUECEREI UMA INGRATIDÃO
QUE FERE E MATA LENTAMENTE.

RESPEITO MEUS SEMELHANTES.
ESTA É A MINHA PROFISSÃO DE FÉ.
ESTOU NO OCASO DA VIDA; CANSADO,
FECHO OS OLHOS.
PEÇO QUE NÃO ME DESPERTE AMANHÃ,
NEM FECHE OS MEUS BRAÇOS CRUCIFICADOS.
OLAVO BILAC CRUZ
meu eterno amor, pai querido.
Esse poema foi escrito por ele em um momento de declínio físico, um pouco antes de fazer a partida, para nossa Pátria Espiritual. Deixou forte seu modelo cristão,  de pai,esposo,avô,tio,primo,filho,amigo...amoroso,generoso,fiel....
HOMEM DO BEM.
___________________________________________________


NOITE FELIZ

NOITE FELIZ
SILÊNCIO E PAZ
O BOM JESUS
É QUEM TRAZ,

A MENSAGEM DE AMOR E DE ALEGRIA
A ESPERANÇA E A FÉ 
NOITE E DIA.

NO MENINO JESUS,
NOITE DE PAZ E DE AMOR


OLAVO BILAC CRUZ


________________________________________________________________




QUE EXPERIÊNCIA LINDA SER MULHER!
APRENDER ENQUANTO FILHA,ENQUANTO ESPOSA, ENQUANTO MÃE, ENQUANTO PROFISSIONAL, DONA DE CASA, AMIGA....
SER MULHER,QUE SE AMA, SE CUIDA, QUE SE RESPEITA, QUE VIVE FELIZ.
QUE EXPERIÊNCIA LINDA!  APRENDER A SE DEDICAR, ABRIR O CORAÇÃO, PODER CHORAR, SER SENSÍVEL, GOSTAR DE BEIJAR, ABRAÇAR, FAZER UM CARINHO.
QUE LINDA EXPERIÊNCIA, OBRIGADA MEU DEUS OBRIGADA, E ME AJUDA A MELHORAR SEMPRE.
QUE EU APRENDA COM OS ERROS, E TENTE, TENTE COM VONTADE NÃO CAIR MAIS NOS MESMOS.
QUE POSSA MERECER ESSA OPORTUNIDADE.

Trecho do livro Conduta Espírita de André Luiz, psicografia de Chico Xavier

Dignidade
*"Compenetrar-se do apostolado de guardiã
do instituto da família e da sua elevada tarefa na condução das almas trazidas ao renascimento físico. *Todo compromisso no bem é de suma importância no mundo espiritual.
*Afastar-se de aparências e fantasias, consagrando-se às conquistas morais que falam de perto à vida imperecível, sem prender-se ao convencionalismo absorvente.
*O retorno à condição de desencarnado significa retorno à consciência profunda.
*Afinar-se com os ensinamentos cristãos que lhe situam a alma nos serviços da maternidade e da educação, nos deveres da assistência e nas bênçãos da mediunidade santificante.
*Quem foge à oportunidade de ser útil engana a si mesmo.
*Sentir e compreender as obrigações relacionadas com as uniões matrimoniais do ponto de vista da vida multimilenária do Espírito, reconhecendo a necessidade das provações regenerativas que assinalam a maioria dos consórcios terrestres.
*O sacrifício representa o preço da alegria real.
*Opor-se a qualquer artificialismo que vise transformar o casamento numa simples ligação sexual, sem as belezas da maternidade.
*Junto dos filhos apagam-se ódios, sublima-se o amor e harmonizam-se as almas para a eternidade.
*Reconhecer grave delito no aborto que arroja o coração feminino à vala do infortúnio.
*Sexo desvirtuado, caminho de expiação.
*Preservar os valores íntimos, sopesando as próprias deliberações com prudência e realismo, em seus deveres de irmã, filha, companheira e mãe."
*O trabalho da mulher é sempre a missão do amor, estendendo-se ao infinito.
“E, respondendo, disse-lhe Jesus: — Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (LUCAS, 10:41 e 42)


___________________________________________________---



AMAR BONITO
 
Artur da Távola


Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar:

Aprendam a fazer bonito seu amor.

Ou fazer o seu amor ser ou ficar bonito.

Aprenda, apenas, a tão difícil arte de amar bonito.

Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender...

Tenho visto muito amor por aí.

Amores mesmo: bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de 

entrega, doação e dádiva.

Mas esbarram na dificuldade de se tornar bonitos.

Apenas isso: bonitos, belos ou embelezados, tratados com carinho, cuidado e atenção.

Amores levados com arte e ternura de mãos jardineiras.

Aí, esses amores que são verdadeiros, eternos e descomunais, de repente se 

percebem ameaçados e tão somente porque não sabem ser bonitos: cobram, exigem, 

rotinizam,descuidam, reclamam, deixam de compreender, necessitam mais do que 

oferecem, precisam mais do que atendem, enchem-se de razões.
 
Sim, de razões.

Ter razão é o maior perigo no amor.

Quem tem razão sempre se sente no direito (e o tem) de reivindicar, de exigir justiça, 

equidade, equiparação, sem atinar que o que está sem razão talvez passe por um 

momento de sua vida no qual não possa ter razão.

Nem queira!!!

Ter razão é um perigo: em geral, enfeia um amor, pois é invocado com justiça, mas na 

hora errada.

Amar bonito é saber a hora de ter razão.

Ponha a mão na consciência. Você tem certeza de que está fazendo o seu amor 

bonito?

De que está tirando do gesto, da ação, da reação, do olhar, da saudade, da alegria do 

encontro, da dor do desencontro a maior beleza possível?

Talvez não.

Cheio ou cheia de razões, você separa do amor apenas aquilo que é exigido por suas 

partes necessitadas, quando talvez dele devesse pouco esperar, para valorizar melhor 

tudo de bom que de vez em quando ele pode trazer.

Quem espera mais do que isso sofre e, sofrendo, deixa de amar bonito.

Sofrendo, deixa de ser alegre, igual, irmão, criança.

E sem soltar a criança, nenhum amor é bonito.

Não tema o romantismo. Derrube as cercas da opinião alheia.

Faça coroas de margaridas e enfeite a cabeça de quem você ama.

Saia cantando e olhe alegre.

Recomenda-se: encabulamentos, ser pego em flagrante gostando, não se cansar de 

olhar e olhar, não atrapalhar a convivência com teorizações, adiar sempre se possível 

com beijos 'aquela conversa importante que precisamos ter', arquivar, se possível, as 

pela pouca atenção recebida.

Para quem ama, toda atenção é sempre pouca.

Quem ama feio não sabe que pouca atenção pode ser toda a atenção possível.

ama bonito não gasta tempo dessa atenção cobrando a que deixou de ter.

Não teorize sobre o amor (deixe isso para nós, pobres escritores que vemos a vida 

como criança de nariz encostado na vitrine cheia de brinquedos dos nossos sonhos); 

não teorize sobre o amor, ame.

Siga o destino dos sentimentos aqui e agora.

Não tenha medo exatamente de tudo o que você teme, como: a sinceridade, abrir o 

coração, contar a verdade do tamanho do amor que sente; não dar certo e depois vir a 

sofrer (sofrerá de qualquer jeito).

Jogue pro alto todas as jogadas, estratagemas, golpes, espertezas, atitudes 

sabiamente eficazes (não é sábio ser sabido): seja apenas você no auge de sua 

emoção e carência, exatamente aquele você que a vida impede de ser.

Seja você cantando desafinado, mas todas as manhãs.

Falando besteiras, mas criando sempre.

Gaguejando flores.

Sentindo o coração bater como no tempo do Natal infantil.

Revivendo os caminhos que intuiu em criança.

Sem medo de dizer eu quero, eu estou com vontade.

Deixe o seu amor ser a mais verdadeira expressão de tudo que você é.

Se o amor existe, seu conteúdo já é manifesto.

Não se preocupe mais com ele e suas definições.

Cuide agora da forma do amor:

Cuide da voz.

Cuide da fala.

Cuide do cuidado.

Cuide de você.

Ame-se o suficiente para ser capaz de gostar do amor e só assim poder começar a 

tentar fazer o outro feliz.
__________________________________________________________







QUANDO TEMOS FÉ, ACREDITAMOS, AQUECEMOS A ESPERANÇA, DESEPERTAMOS A VONTADE DE PROSSEGUIR. QUANDO HÁ O DESESPERO, NOS AFASTAMOS DA ESSÊNCIA DIVINA, NOS ENVOLVEMOS NA DOR , NOS FECHAMOS.

O CAMINHO POR NÓS TRILHADO MUITAS VEZES NELE ENCONTRAMOS OBSTÁCULOS, OBSTÁCULOS POR NÓS DE ALGUMA FORMA CONSTRUÍDO.

VAMOS PENSAR E SENTIR O SOM DOS NOSSOS CORAÇÕES. VAMOS INGRESSAR COM VONTADE NO MUNDO DA REGENERAÇÃO.RECONSTRUINDO NOSSO CAMINHO, REVENDO NOSSOS PENSAMENTOS E ATITUDES. FINALIZANDO COM OS PROCESSOS MAIS DOENTIOS DA NOSSA ALMA.

APRECIANDO A NATUREZA, RESPIRANDO O NOVO, EXPIRANDO O QUE JÁ NÃO SERVE, RENOVANDO COM ALEGRIA ENCONTRAREMOS COM CERTEZA ESSE FIO ILUMINADO QUE NOS CONDUZIRÁ A LUGARES ENCANTADOS.


_________________________________________________________-




Abelha Centelha, poema por Arthur da Paz

Mel
Óh abe­lhinha feliz
Que vai vo­ando,
Zi­gue­za­gue­ando,
Como a luz di­re­triz

Pelos jar­dins do mundo,
Po­li­niza as flores,
P’ra acabar com as dores,
Bro­tando amor fe­cundo.

Ela segue can­tando,
Sem ferrão, sem ve­neno,
Flor d’um sor­riso ameno,
N’alma qu’está va­gando.

Se enche d’har­monia
Trans­por­tando o mel,
Como a nuvem no céu,
Chove gotas d’ale­gria.

É pois, muito gentil
In­se­tinho obreiro,
Tra­balha por in­teiro,
A paz tão sutil.

Seja você abelha,
Um ponto de luz,
Que no co­ração reluz
O clarão da Cen­telha.

E faz da sua parte,
Uma bela arte
P’ra re­novar o velho.
Pois és tu abe­lhinha,
Uma só pa­la­vrinha
do nosso Evan­gelho.

Abelha Centelha
Publicado em Poesia, Reflexões, Textos | Com a tag , , , |

__________________________________________________________________________________




"Você já imaginou, alguma vez, a natureza em prece?
E se a natureza orasse ao Criador, como se faria ouvir?
Pois uma poetisa conseguiu descrever, com razão e sensibilidade, a sua percepção da natureza em prece.
Se você quiser, também poderá ouvir essa oração silenciosa, aguçando os ouvidos da sua imaginação, e viajando nas palavras dessa alma sensível:
O sol que se projeta nas tonalidades da madrugada e tudo inunda de claridade, ora ao Criador.
A brisa que sussurra cantigas perfumadas por todos os recantos, ora ao Criador.
O verme que fertiliza o solo, tornando a cova fecunda para a sementeira, ora ao Criador.
A semente que irrompe do chão e se converte em benefício, em veste, em pão, ora ao Criador.
O pirilampo que luz no seio da noite quanto o lobo que uiva ante a lua fria, oram ao Criador.
O botão que se abre em risonha floração, que representa o jardim, ora ao Criador.
O mar bravio que investe contra o rochedo, espumando, saciado, ora ao Criador.
As estrelas longínquas que constelam os céus do mundo, brilhando suas cores, oram ao Criador.
Os cardumes que se orientam numa mesma direção e os bandos de aves que singram os espaços, em busca de novos ninhos, oram ao Criador.
Os ligeiros rabiscos de luz que relampagueiam distantes, esbatidos sobre o fundo escuro da tempestade, oram ao Criador.
A colmeia e o formigueiro, enquanto demonstram sua fascinante articulação social, oram ao Criador.
A pessoa que lavra a terra e a que ensina; aquela que alimenta outros seres e a que salva vidas; a que cuida com atenção de tudo o que não é racional; aquela que perdoa, que compreende, que repreende para o bem e que trabalha de todas as maneiras para que a vida se faça mais bela, mais vibrante, mais feliz,  está em regime de oração, esteja ou não consciente disso.
Entendemos, assim, que todo trabalho que nos faz avançar para a felicidade, quando acatamos as Leis Divinas, representa um movimento de prece, um hausto refazente, um cântico dirigido a Deus.
*   *   *
Orar é mais que proferir palavras...
É ter atitude de reconhecimento, é colaborar com Deus fazendo a parte que lhe compete fazer em prol do bem, do útil e do belo.
Por isso, viva intensamente imprimindo nas suas atitudes uma prece ao Criador.
Sorria, brinque de modo saudável, cante, instrua, instrua-se, coopere nas atividades úteis, ampare e sirva. Atue na esfera do bem sem alegar qualquer cansaço e guarde a certeza de que isso representa a sua oração.
Agindo assim, você levará uma vida em estado de prece, uma vida de paz.

Redação do Momento Espírita com base em mensagem do Espírito Rosângela, psicografada por Raul Teixeira, em 06.02.2002, na Sociedade Espírita Fraternidade, Niterói - RJ.
Em 02.05.2011.







 EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAP 2 MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO


UMA REALEZA TERRENA


UMA RAINHA DE FRANÇA

Havre, 1863


                8 – Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas 
palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem, pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo, se eu não o compreendesse? O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no Reino dos Céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!
                Para preparar um lugar nesse reino são necessárias à abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.
                Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao Céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores!
                Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis , os únicos que lhes podem abrir as portas dessa morada.
                Tende piedade dos que não ganharam o Reino dos Céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueçais!


O sol e chuva dádivas da natureza que nos aquece e enriquece, que nos energiza e harmoniza, que nos limpa e hidrata que nos faz viver. É aprendendo com a natureza, que depois de um dia chuvoso vem um lindo sol,que nos ajuda a prosseguir. A Luz Divina alarga nossos horizontes,entendemos que só Esta nos conduzirá ao Bem Maior, a plena harmonia e paz interior. O superficial, as ilusões não são base sólidas.
Se não gostamos da chuva, se não gostamos do sol, não gostamos e nem sabemos lidar com as diferenças da vida. Aproveitemos bem todas as oportunidades, fazendo escolhas saudáveis, com raízes firmes na construção da boa moral. Se alegrando com a simplicidade e a maior grandeza que é o amor. Como é gostoso apreciar as belezas da vida, que não se enfeitam com máscaras e maquiagens. Que gostoso é sentir cheiro de terra molhada, tomar banho de chuva, sentar e se aquecer em dia ensolarado. Vamos abrir nossa janela interior e se encantar com a criação do nosso Pai.Somos parte dessa Natureza! Com alegria reverenciamos a VIDA.


 __________________________________________________






"Você já se deu conta de que o amor é a lei maior que rege a vida?
Antes de pensar numa resposta negativa, reflita um pouco sobre as seguintes considerações.
Da batalha entre a chuva e o sol surge o arco-íris, exibindo suas múltiplas cores, tornando a paisagem mais bela e mais poética. É o amor sugerindo harmonia.
Sob o rumor da cascata, que jorra violenta sobre as rochas desalinhadas e pontiagudas, as andorinhas fazem seus ninhos e garantem revoadas em todos os verões. É o amor orientando o instinto.
Sob a neve que se estende sobre planícies e montes gelados as sementes dormem, para explodir em flor aos primeiros beijos do sol da primavera. É o amor acordando a vida.
O tempo, hábil conselheiro, traz o esquecimento das dores e cicatriza as feridas abertas pelos sofrimentos mais acerbos. É o amor incentivando a vida.
Quando a doença corrói o corpo físico, causando desconforto e dor, e os órgãos já não têm forças para manter funcionando a máquina de carne, a morte, como hábil cirurgiã, liberta o Espírito do fardo inútil. É o amor renovando a vida.
Junto com a tempestade que rasga os céus com raios e trovões, chega a chuva generosa, fertilizando a terra e garantindo a boa safra. É o amor propiciando a vida.
Sob a pesada pedra, a frágil semente germina e rasteja, contorna obstáculos, até encontrar a luz e florescer, vitoriosa. É o amor orientando a vida.
Os séculos, quais anciães compassivos, se dobram sobre as memórias dos povos vencidos nas guerras promovidas pelo egoísmo, trazendo o bálsamo do esquecimento. É o amor amenizando o ódio.
Na face do solo rachado, crestado pela seca implacável, surge pequeno olho d'água, dando notícias da vida que persiste, submersa, invencível. É o amor alimentando a esperança.
Nos conflitos das guerras sangrentas e cruéis o homem transforma o mundo em que vive, criando tecnologia e fomentando o progresso. É o amor promovendo o esclarecimento.
As marcas profundas esculpidas nas almas pelos holocaustos de toda ordem, forjam pérolas de luz nos corações sensíveis e os eleva acima das misérias humanas. É o amor gerando o entendimento.
Quando um agente externo qualquer penetra o organismo humano, imediatamente um exército de células-soldados entra em combate para eliminar o intruso e garantir a saúde. É o amor defendendo a vida.
O amor age em silêncio, trabalha incansavelmente para garantir a harmonia da vida.
Nada supera a sua potência. Nada supera a sua ação.
O amor é a lei maior da vida, e rege o micro e o macrocosmos, sem alarde, sem exibição.
*   *   *
Cada planeta que se movimenta no espaço é um orbe em evolução, gravitando na lei de amor.
Cada estrela que brilha no Infinito, é um astro que conquistou a condição de mundo sublime, e está sustentado pela lei de amor...
Cada criança que renasce nos palcos terrenos, traz consigo um plano de felicidade, traçado pelas leis de amor...
O ser humano, que age e interage no meio em que vive, fomentando o progresso, está sob o amparo da lei de amor.
Cada anjo que habita os mundos sublimes é um Espírito de luz que conquistou o mais alto grau na universidade da vida, e hoje nos convida ao amor...

 Redação do Momento Espírita.Em 14.02.2011.


____________________________________________________________




DÊ ESPAÇO PARA O NOVO


JOSÉ CARLOS DE LUCCA

Desenvolva a habilidade de não se identificar com os acontecimentos infelizes  que lhe ocorreram. É provável que sua vida não caminhe para a frente porque você se encontra preso às lembranças amargas do passado. Você não é um doente, está apenas momentaneamente enfermo. Você não é um desempregado, apenas ainda não encontrou o trabalho que logo chegará. Você não é um tolo, apenas ainda não desenvolveu toda a sua inteligência. Solte toda a negatividade para sua vida se iluminar de todo o bem que você for capaz de sustentar. se você está cheio de coisas velhas, jamais haverá espaço para as novas. desprenda-se do passado para que você possa viver a plenitude do dia de hoje, em que se encontram as melhores oportunidades para ser feliz. Se o passado não passa, sua vida tem grandes chances de se tornar um mausoléu de mágoas, culpas, ódios e de doenças também. velhice é o nome que muitas vezes se dá à nossa incapacidade de regeneração diante dos episódios menos felizes. A regeneração celular também depende da regeneração dos pensamentos carcomidos pelo tempo. Juventude antes de tudo, é um estado de espírito. A mente presa a episódios infelizes dificulta a cura de muitas doenças. saúde é um estado de harmonia íntima que dificilmente se mantém quando nos concertemos em um depósito de lixo emocional. Se você não teve o sucesso profissional esperado, não vista a túnica do fracassado, pois do contrário jamis conseguirá novas oportunidades de trabalho. Você não é um derrotado, apenas ainda não encontrou o melhor caminho para desenvolver as habilidades profissionais. E não se esqueça de que diversos empresários prósperos de hoje estiveram falidos não há muito tempo. Eles simplesmente não se sentiram pessoalmente falidos.Se você se encontra enfermo, procure não se identificar com a doença. sua condição natural é a saúde, a doença é uma situação excepcional, não veio para ficar, a não ser que você queira permanecer acamado pelo restante da vida. Se você sofreu uma desilusão amorosa, não se identifique com a situação para não se sentir rejeitado. Só porque alguém não desejou ficar ao seu lado você vai se enclausurar no porão da solidão? Quando alguém não quer a nossa companhia amorosa não quer dizer que não somos pessoas interessantes, mas apenas que desejam caminhar ao lado de pessoas diferentes, tanto quanto outros, futuramente, escolherão a nossa companhia em detrimento das pessoas com quem conviviam, desde que nós tenhamos largado a roupa do mal- amados. Na vida, tudo depende de como olhamos os fatos. Pare de olhar a vida com tanto sofrimento, tudo é apenas experiência. Aprenda logo o que precisa aprender com o que lhe sucedeu, e não olhe mais para trás para que sua vida caminhe para a frente.

_______________________________________________________________________


PRECE DE CÁRITAS



___________________________________________________________________

Senhor,
ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho,
a dar sem olhar a quem,
a servir sem perguntar até quando,
a sofrer sem magoar seja a quem for,
a progredir sem perder a simplicidade,
a semear o bem sem pensar nos resultados,
a desculpar sem condições ,
a marchar para a frente sem contar os obstáculos,
a ver sem malícia,
a escutar sem corromper os assuntos,
a falar sem ferir,
a compreender o próximo sem exigir entendimento,
a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração,
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever
sem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor,
fortalece em nós a paciência para com as dificuldades
dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros
para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo
que não desejamos para nós.
Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa
felicidade mais alta será invariavelmente
aquela de cumprir os desígnios, onde e
como queiras, hoje, agora e sempre.
Emmanuel
Mensagem psicografada por Chico Xavier
________________________________________________________________________________




NASCER, VIVER, MORRER, RENASCER DE NOVO E PROGREDIR CONTINUADAMENTE, TAL É A LEI . ( ALLAN KARDEC, VOL IIFEB)








VEJA! NÃO DIGA QUE A CANÇÃO
ESTÁ PERDIDA
TENHA FÉ EM DEUS
TENHA FÉ NA VIDA
TENTE OUTRA VEZ!
BEBA! POIS A ÁGUA VIVA
AINDA TÁ NA FONTE
VOCÊ TEM DOIS PÉS
PARA CRUZAR A PONTE
NADA ACABOU!


FELIZ ANO NOVO!
 __________________________________________________________________________________






É PRECISO AMAR....




 


É PRECISO AMAR AS PESSOAS COMO SE NÃO HOUVESSE 

AMANHÃ... 


A Lei de Amor

"O Evangelho Segundo o Espiritismo - Capítulo XI, item 8"

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br
Expositor: Lúcia Oliveira
Rio de Janeiro
14/08/2002

Dirigente do Estudo:

Adriana Barreiros

Mensagem Introdutória:

MAIS E MAIS
"O espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa." Capítulo XI - Item 8.
Quanto mais você aprofunda a mente nas pesquisas espirituais da meditação superior, mais se aclaram os horizontes da existência, decifrando os enigmas da vida. Nascentes profundas - cursos d'água poderosos.
Quanto mais você trabalha atrelado à satisfação de servir, mais se desdobram as possibilidades de execução. Estátua brilhante - pedra muito burilada.
Quanto mais você compreende o infortúnio, mais se dilata a capacidade de amar. Colheita farta - solo abençoado.
Quanto mais você negligencia o dever, mais dificuldades encontra para viver. Região palustre - zona de águas paradas.
Quanto mais você amaldiçoa, mais desesperos perturbam sua marcha. Vendaval em curso - searas destruídas.
Quanto mais você se revolta no trabalho, mais trabalho reponta no caminho. Obstáculo à frente - eco que se repete.
"Mais receberá aquele que mais der" - afirmou Jesus. Toda realização nobre coroa o ser de bênçãos. Todo abuso assinala-se com vigorosos sulcos.
Mais amor, e o mundo todo se renovará.
Com Jesus Cristo, você aprendeu a entender as necessidades e desventuras, sendo imprescindível esforçar-se mais e mais, cada dia, para extirpar em silêncio a crueldade e o mal de si mesmo, socorrendo as vítimas da ignorância, onde se encontram, com a força da bondade espontânea em justa cooperação.
Marco Prisco
Do Livro: Glossário Espírita-Cristão
Psicografia: Divaldo Pereira Franco
Editora: LEAL

Oração Inicial:

<Wania> Jesus amigo, mais uma vez aqui estamos reunidos, rogando ao Teu coração generoso que nos ampare, que ampare este ambiente virtual, tornando-o mais um ponto de luz para todos que aqui chegam. Inspire a palestrante da noite, que conduzirá nossos pensamentos. Que a espiritualidade amiga, coordenadora deste trabalho, nos auxilie em nossas lutas diárias, no sentido de não permitirmos que o desânimo esteja presente em nossos espíritos. Que seja em Teu nome, Senhor da Vida, em nome de Cairbar Schutel, mas sobretudo em nome de Deus, que possamos iniciar mais um momento de estudo, prece e reflexões.
Que assim seja!

Exposição:

<Lucia_Oliveira> Que Deus nos abençoe para que através do estudo das Leis Divinas possamos nos libertar para alçarmos vôo para a plenitude pois, como nos falou Jesus: "Conhece a verdade e a verdade vos libertará".
Em todo o Universo, vige o Amor do Criador e não existe lugar onde haja carência desse sentimento que a todos e a tudo envolve.
Dentre as Leis Divinas, expressão do amor de Deus, há a Lei de Progresso a qual estamos submetidos e que nos dá condição de desenvolvermos e sedimentarmos essa substância criadora e mantenedora do Universo, o Amor.
Joanna de Ângelis, no livro Autodescobrimento, define para nós esse sentimento:
"O Amor é o poder criador mais vigoroso de que se tem notícias no mundo". Seu vigor é responsável pelas obras grandiosas da humanidade. Na raiz das realizações dignificadoras, ele se encontra presente delineando os projetos e impulsionando os idealistas a sua execução. Alenta o indivíduo, impulsiona-o para frente e faz-se refúgio para a vitória sobre as dificuldades. No amadurecimento psicológico do ser, ei-lo (o amor) direcionando todos os ideais e sustentando em todos os embates aquele que permite desabrochar qual lótus esplendente sobre as águas turvas e paradas do charco do qual pousa em triunfo".
Como nos fala a lição, no início o homem só tem instintos e uma longa caminhada para atingir o ponto mais delicado do sentimento.
O instinto objetiva concorrer para os desígnios da providência. Pela necessidade de viver, o homem se conserva buscando, instintivamente, o melhor para si, prelúdio do amor próprio.
Da exageração do instinto de conservação nasce o egoísmo, antítese do amor próprio, pois egoísmo é o sentimento que retém o amor próprio que doa.
Na caminhada evolutiva, saímos dos instintos para a sensação e emoção e, ainda aqui, é a mentora Joanna de Ângelis que nos esclarece, dizendo:
"A criatura humana é um feixe de sensações, resultado natural dos períodos primários da evolução, em trânsito para a realidade das emoções. O homem sensação é exigente e possuidor e, ao despertar a emoção, torna-se natural a valorização do próximo e da vida. A sensação é herança do instinto dominador a emoção é tesouro a conquistar pelos caminhos da ascensão".
Instruindo-se e purificando-se, o homem atinge o sentimento, e o mais sublime é o amor e o amor resume toda a doutrina do nosso mestre Jesus pois, sendo o amor humanizado com a sua vibração faz com que aquele que o encontre se modifique, ou seja, aquele que encontra Jesus nunca mais é o mesmo.
Nos conta Divaldo Franco, na fita "O Cristo Histórico" um momento em que a Madre Teresa de Calcutá encontrou o Senhor Jesus.
Diante da cruz ela se deteve a vê-lo de uma forma especial. Aos seus pés, estavam escritas duas palavras: "Tenho sede"
Aí ela se perguntou: "O que é que já lhe dei para aliviar a sua sede?" E a madre resolveu dar-lhe de beber. Saiu da casa monasterial que lhe resguardava. Passando por um depósito de lixo um dia, escutou um gemido no meio de vários corpos inertes. Aproximou da criatura, a envolveu, a aconchegou no seu regaço e aquele ser, no leito da morte, narrou-lhe sua mágoa e a irmã a conclamou ao perdão.
Ela lhe perguntou:
"Qual é a sua religião?"
A madre lhe respondeu: "É o amor".
"Qual o seu Deus?"
"Meu Deus é você, porque se, em verdade, eu não a amar como amarei a Deus. O meu Deus é uma ilusão que eu tenho muito longe de mim."
E por fim, ela lhe perguntou: "Por que ages assim?"
"Porque agora eu conheço Jesus"
A mensagem do Mestre é, repetimos, toda Amor e que o encontra modifica-se por deixar se envolver na chama viva desse sol que aquece os corações e vivifica-os fazendo-os vigorosos.
Assim, poderemos compreender melhor as passagens do nosso pastor quando, principalmente, na montanha, cantou o sermão, fazendo com que aquelas almas sofridas, amarguradas, doídas, desalentadas, deixassem as emoções explodirem em festa de paz e esperança por abrirem a alma a doce e vitalizante energia do amor.
Como nos fala Joanna de Ângelis, na condição de peregrino do amor, o Senhor Jesus demonstrou como é possível curar as feridas do mundo e a dos seres humanos com a exteriorização do amor em forma de compaixão, de bondade, de carinho e de entendimento.
A Doutrina Espírita nos esclarece, através da Lei da Reencarnação, que podemos e devemos cultivar, desde já, este sentimento pois, somente assim é que conseguiremos obter a cota de bem-aventuranças que já podemos desfrutar dentro do grau evolutivo que nos encontramos.
Somente amando-nos e perdoando-nos conseguiremos amar e perdoar o próximo pois, somente damos aquilo que possuímos. Assim, constatamos a necessidade de desenvolvermos o amor próprio, ou seja, desenvolver as potências para doarmos.
Ainda nos fala a lição que o espiritismo vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino: a reencarnação, que conduz o homem a conquista do seu ser.
Reencarnação um aspecto da Lei de Amor pois, através dela podemos retificar nossas falhas, conquistar aquilo que ainda não conquistamos e aprender tudo aquilo que necessitamos. A reencarnação, assim, nos conduzirá a conquista do nosso eu profundo, como nos fala a parábola dos talentos, multiplicando os dons divinos.
Dando valor real as coisas do mundo, entendendo o valor das coisas espirituais, desfazendo-nos da ilusão que é anestésico da alma, dilatando a nossa visão, percebendo, assim, que o próximo é nosso irmão, filho, tanto quanto nós mesmos, do Pai de Amor. Assim, atingiremos o objetivo.
Não estando isento o homem dessa essência divina, o amor, tem, o homem, de se determinar haurir coragem e vontade firme para exteriorizar, através de seus pensamentos, atos e palavras esse sentimento pois, o amor é como ímã o qual não lhe é possível resistir, atraindo, desse modo, todos aqueles que se deixarem levar por esse fogo sagrado.
Só assim, seremos felizes pois, como nos fala a questão 614 do Livro dos Espíritos, o homem só é infeliz quando se afasta da Lei Natural, Lei de Deus.
Que possamos, como Madre Teresa, olhar para o próximo e buscar Deus, para que o nosso Deus não seja uma ilusão.
Só poderemos concebê-lo como Pai que faz com que o sol se levante para os justos e injustos, que recebe o filho pródigo como filho, e não um dos seus empregados dando sempre a chance de reabilitação e renovação.
Elevemos nosso olhar ao céu para agradecer e direcionemos o nosso olhar para frente seguindo as pegadas do nosso Mestre, modelo e guia pois, só dessa forma vivenciando a verdade alcançaremos a vida, vida em plenitude, essência do Amor de Deus.
Paz!

Oração Final:

<Adrianabcm> Senhor, ensina-nos:
a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados;
a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos;
a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento;
a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração;
a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento.
Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades.
Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre.
Assim seja, obrigada Pai!


____________________________________________________________________







UMA BELEZA DA NATUREZA!

Como é lindo um jardim com rosas... Como mexe com a emoção receber flores!
Sensibilidade, afetividade, simplicidade, beleza e delicadeza.


Segundo Augusto Cury em seu livro MULHERES INTELIGENTES, 

RELAÇÕES SAUDÁVEIS as mulheres são capazes de apostar tudo 

que têm naqueles que pouco tem. Doam-se, amam, são mais altruístas 

e solidárias. Preocupam-se com a dor do outro, são mais éticas e 

muito 
menos violentas. Mas por estar no front da batalha social, por se 

doarem mais que os homens, se expõem mais emocionalmente e 

estão 
sujeitas a desenvolver com mais freqüência alguns transtornos 

psíquicos.

Portanto, vamos cuidar do nosso equilíbrio não deixando jamais de amar e ser amada.

____________________________________________________________




CARNAVAL!

COMEÇAMOS OS PREPARATIVOS. É UMA FESTA LINDA COM CORES MÚSICA  E DANÇA!
NOSSO FREVO, NOSSA ALEGRIA!
DEVERIA SIM SER A FESTA, A FESTA DE TODOS.
MAS INFELIZMENTE AS FESTAS DE MULTIDÃO TORNAM-SE VIOLENTAS, COM DROGAS, BEBIDAS, ASSALTOS,LIBERTINAGEM...
ADORO O CARNAVAL, FREVO DE BLOCO, MÚSICAS COM BELAS MELODIAS, LETRAS QUE FALAM DE AMOR.
SAUDOSISTA? SIM SINTO FALTA DO CARNAVAL DA ALEGRIA, DE BRINCAR COM OS AMIGOS, NOS DIVERTIRMOS EM PAZ.
VAMOS CURTIR UM POUCO DOS VELHOS CARNAVAIS?













QUE BELEZA!
A VERDADEIRA ALEGRIA VEM DA ALMA! NÃO PRECISA DE NENHUM INSTRUMENTO PARA QUE ELA TRANSBORDE. ABRE-SE O CORAÇÃO PARA A VIDA, ABRE-SE OS BRAÇOS PARA A ALEGRIA COM EXPONTANEIDADE, SEM PRECISAR BEBER NEM SE DROGAR. DANÇA-SE ATÉ O DIA AMANHECER!
PERMANECE-SE INTEIRO. O CORPO CANSADO SIM MAS O CORAÇÃO PREENCHIDO DE BOAS EMOÇÕES.































VAMOS BRINCAR COM RESPEITO A NÓS E AO OUTRO. COM AMOR E RESPONSABILDADE.

OLHA AÍ VEM NOSSO SAMBA...BRASIL E SAMBA... NOSSA HISTÓRIA, NOSSAS RAÍZES.RODA DE FESTA E ALEGRIA!
























O SUCESSO É SER FELIZ! COM SIMPLICIDADE , RESPEITO, 

REPONSABILIDADE, ALEGRIA, HARMONIA , EQUILÍBRIO.

ATENÇÃO!  FESTA DE AGLOMERAÇÃO REGADA A BEBIDAS E DROGAS, EXCESSOS DE TODO O TIPO É DEGRADANTE E NADA DE BOM COMUNGAMOS. FALO DO CARNAVAL ENTRE AMIGOS E FAMÍLIA, DE MUSICAS GOSTOSAS, LETRAS SUAVES SEM SEGUNDA INTENCÃO.
SAIBAMOS BRINCAR, DANÇAR, CANTAR COM EQUILIBRIO E SABEDORIA.

__________________________________________________________________


O CARNAVAL

      "Nenhum espírito equilibrado em face do bom senso, que deve
presidir a existência das criaturas, pode fazer a apologia da loucura
generalizada que adormece as consciências, nas festas carnavalescas.
      É lamentável que, na época atual, quando os conhecimentos novos
felicitam a mentalidade humana, fornecendo-lhe a chave maravilhosa dos
seus elevados destinos, descerrando-lhe as belezas e os objetivos
sagrados da Vida, se verifiquem excessos dessa natureza entre as
sociedades que se pavoneiam com o título de civilização.
      Enquanto os trabalhos e as dores abençoadas, geralmente
incompreendidos pelos homens, lhes burilam o caráter e os sentimentos,
prodigalizando-lhes os benefícios inapreciáveis do progresso espiritual,
a licenciosidade desses dias prejudiciais opera, nas almas indecisas e
necessitadas do amparo moral dos outros espíritos mais esclarecidos, a
revivescência de animalidades que só os longos aprendizados fazem
desaparecer.
      Há nesses momentos de indisciplina sentimental o largo acesso das
forças da treva nos corações e, às vezes, toda uma existência não basta
para realizar os reparos precisos de uma hora de insânia e de
esquecimento do dever.
      Enquanto há miseráveis que estendem as mãos súplices, cheios de
necessidade e de fome, sobram as fartas contribuições para que os salões
se enfeitem e se intensifiquem o olvido de obrigações sagradas por parte
das almas cuja evolução depende do cumprimento austero dos deveres
sociais e divinos.
      Ação altamente meritória seria a de empregar todas as verbas
consumidas em semelhantes festejos, na assistência social aos
necessitados de um pão e de um carinho.
      Ao lado dos mascarados da pseudo-alegria, passam os leprosos, os
cegos, as crianças abandonadas, as mães aflitas e sofredoras. Por que
protelar essa ação necessária das forças conjuntas dos que se preocupam
com os problemas nobres da vida, a fim de que se transforme o supérfluo
na migalha abençoada de pão e de carinho que será a esperança dos que
choram e sofrem? Que os nossos irmãos espíritas compreendam semelhantes
objetivos de nossas despretensiosas opiniões, colaborando conosco,
dentro das suas possibilidades, para que possamos reconstruir e
reedificar os costumes para o bem de todas as almas.
      É incontestável que a sociedade pode, com o seu livre-arbítrio
coletivo, exibir superfluidades e luxos nababescos, mas, enquanto houver
um mendigo abandonado junto de seu fastígio e de sua grandeza, ela só
poderá fornecer com isso um eloqüente atestado de sua miséria moral."

Emmanuel/Chico Xavier

                            

                                                               Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier em Julho de 1939.
                                                                         (Encartado também na Revista Internacional de Espiritismo,exemplar de
                                                                        Janeiro de 2001 páginas 565 e 566 - Editora O Clarim).
."
Espírita brinca carnaval?
Jornal do Comércio - 22/01/2007


É carnaval. Puxa! Como demorou prá chegar!
Hora de relaxar! Hora de acabar com o estresse!
Hora ansiosamente aguardada para "sair do sério." Pierrôs, colombinas, palhaços e outras fantasias inomináveis, que, muitas vezes, refletem os desejos mais íntimos, e nem sempre confessáveis, dos foliões. Surgem do nada, guiados pelo som irresistível dos tambores e clarins, para "cair na folia." Quanta loucura... Mas é carnaval e no carnaval, tudo é permitido...
Marginais, no meio da multidão que pula de forma alucinada, aproveitam-se da confusão para cometer crimes. Muitos jovens e adultos, transtornados pela música hipnotizante e frenética, caem nas armadilhas das drogas alucinantes. É hora de pular, sambar e frevar, além de trocar propositais empurrões e cotoveladas. Esse é o lado da festa que podemos observar deste lado da vida. Mas há outro lado...Pelo lado espiritual, o carnaval observado do Além, é lamentavelmente muito mais triste e perigoso. Milhares de espíritos infelizes, também invadem as avenidas, num triste e feio espetáculo, que transforma o carnaval em um terrível circo dos horrores de grandes e atemorizantes proporções. A música de Caetano que diz:
"Atrás do trio elétrico, só não vai quem já morreu", está totalmente equivocada, pois os queridos malfeitores das trevas, os "vagabundos do mundo oculto," vão atrás sim e se vinculam aos foliões pelos fios invisíveis das preferências que estes trazem escondidas no seu íntimo.Dezenas, centenas, milhares de entidades vampirescas, abraçam e se desdobram em influenciar os foliões, para juntos beberem, fumarem, se drogarem, se entregarem ao sexo desvairado e cometerem os mais tristes desatinos.O homem vive onde e com quem se sintoniza psiquicamente. E essa sintonia se dá pelos desejos e tendências existentes na intimidade de cada um.
E é, graças a essa lei de afinidade, que os espíritos das trevas se vinculam aos foliões descuidados, induzindo-os a orgias deprimentes e atitudes grotescas, animalizadas, de lamentáveis conseqüências.
Quantos crimes acontecem nesses dias, quantos acidentes, quanta loucura... Tramas terríveis são ardilosamente arquitetadas no além-túmulo, esperando por esses dias em que o desequilíbrio é a tônica.Enquanto os foliões se envolvem com o brilho dos refletores, com plumas, paetês e lantejoulas, nas avenidas feericamente iluminadas, os bons espíritos vêem e lamentam pelo ambiente espiritual deprimente, triste, envolto em escuras nuvens criadas pelas vibrações mentais negativas. As conseqüências cruéis desse grotesco espetáculo se fazem sentir de forma rápida e inexorável. É dramática, a triste estatística de horrores, durante e após o carnaval. Crimes acontecem depois do carnaval, mas em conseqüência dele, como nos abortos realizados, fruto de envolvimentos insensatos. Pergunte a si mesmo: vale a pena pagar o alto preço exigido por alguns dias de loucura? Vale a pena ver seu nome na estatística de horrores que acontece no carnaval? Espero que não.
Alguns espíritas, devem estar pensando: Eu brinco, mas não faço nada de errado! É possível. Mas se você atravessar um pântano de lama fétida, local de doenças e outras mazelas, pode até acontecer de você não adoecer, mas que vai sujar-se, não há a menor dúvida...
Ah, e não venha com o exemplo do lírio belo e perfumado que brota nos pântanos. Ele nasce lá, mas seu perfume e beleza só são percebidos, quando estão longe daquele lugar.Para atravessar a tempestade de energia negativa que envolve o carnaval, sem ser tocado por ela, só se você for alguém espiritualmente iluminado. Mas se você for tão iluminado, com certeza não estará participando do carnaval...
Mas, quem achar que está havendo exagero, ponha a fantasia de bobo da vida, a máscara da insensatez e libere geral, mas não esqueça, na 4ª feira de cinzas, ao retornar para sua casa espírita, de convidar os inúmeros foliões desencarnados, que estão em sua companhia, querendo mais, mais e mais.
Agnaldo Cardoso
_________________________________________________












Certamente cada um de nós, pelo menos uma vez na vida, refletiu sobre o amor. Essa energia que movimenta toda a humanidade, muito mais preciosa que o ouro, e de cuja existência às vezes se duvida. É procurada nos outros, em nós mesmos, nos livros e, quando não é encontrada, leva à dolorosa sensação de solidão.

Comecemos nossa reflexão vendo o que “não é amor”. Há uma confusão muito grande entre o amor verdadeiro e um produto similar, chamado ‘amor de troca’, uma conduta usada como moeda, para dar direito a cobrar determinados comportamentos dos companheiros. Exemplo típico disso é a eterna cobrança: “Eu sempre cuidei de você, agora que preciso não o tenho comigo”.

O amor é uma energia que cresce dentro de nós e nos convida a estar com o outro. Quando estamos em estado de amor, torna-se inevitável agirmos de forma amorosa. Portanto, o outro, no fundo, faz-nos um favor ao se deixar
amar por nós.

O amor não é um convite à infelicidade. Quando, numa relação, as pessoas se sentem amarguradas, convém refletir cuidadosamente, pois o amor é uma energia que impulsiona para a vida. Quando estamos amando alguém, sentimo-nos vivos e em sintonia com o Universo.

Amar não é viver assustado, procurando adivinhar o que o parceiro quer, para obter sua aprovação, ou temendo o seu mau humor. O sentimento do amor nos dignifica e nos dá a verdadeira dimensão do nosso valor; faz-nos sentir que pertencemos à raça humana e que não somos simplesmente meros complementos um do outro.

Amar não é ficar parado, como um rei, esperando que o outro, pelo fato de estar sendo amado, sinta-se devedor de nosso sentimento O amor nos proporciona uma sensação de gratidão para com a existência; um sentimento de ser abençoado pela dádiva divina. E, em retribuição, somos levados a cuidar desse amor.

Amar não é simplesmente ter desejo sexual que, apesar de ser algo incrível, não é o único elemento do amor. As pessoas que vêem o amor como algo puramente genital geralmente acabam por empobrecê-lo.

Amar é uma viagem a ser feita com alguém, na qual, ao mesmo tempo em que desfrutamos dessa entrega, desvendamos os mistérios que ela nos apresenta a cada momento.

O amor é uma força que nos leva a enfrentar todos os nossos medos, criados desde as primeiras experiências dolorosas de aproximação. Torna-nos corajosos e ousados, prontos a desafiar o tédio e o comodismo, a enfrentar o desafio do cotidiano, sem deixá-lo transformar-se em rotina. Proporciona-nos uma postura de aprendiz, concedendo-nos a suprema compreensão de que, quando somos levados pelo impulso do amor, realizamos algo. No amor, não estamos nos submetendo ao outro, mas sim obedecendo às ordens do sábio que existe dentro de nossos corações.

O amor nos dá coragem para enfrentarmos todas as mensagens negativas ouvidas na infância, do tipo “homem não presta”, “mulher é complicada”, “casamento só traz sofrimento”, que poluem nossos pensamentos. Não podemos exigir a perfeição do ser amado, pois, como diz Aristóteles: “O amor é o sentimento dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à perfeição”.

O amor é um convite a estar com o outro, porque, como diz Francesco Alberoni: “É um estado nascente de um movimento a dois; é um querer estar compartilhando alegrias e dores, problemas e soluções com o ser amado”.

O amor leva-nos a respeitar a nossa própria individualidade e a do outro, pois, como diz Rajneesh: “Viver é como o ciclo respiratório. Na inspiração entra-se em contato consigo próprio, é o estar só, é o momento em que se carrega o coração de energia, é a maturação do feto, a preparação do botão de rosa. E na expiração dá-se o encontro, o desabrochar do amor, o renascimento com o outro, o ‘ser’ com o outro. A respiração não é possível sem os dois movimentos. Precisamos da inspiração tanto quanto da expiração.”

O amor é a força que nos torna guerreiros, sem revolta, pois, como dizia Eric Fromm: “Amar é comprometer-se sem garantias; entregar-se completamente, com a esperança de que o nosso amor produza amor na pessoa amada”.

O amor é uma viagem para dentro de nós, na busca de respostas que nos revelem o que não está certo conosco, mesmo que o outro esteja sendo desleixado com nosso amor. Porque, como dizia Antoine Saint-Exupéry: “O amor é o processo em que você me mostra o caminho de retorno a mim mesmo”.

A palavra amor é muito limitada para expressar a totalidade do seu significado e, por isso, ao procurarmos conceituar o sentimento, é inevitável que o limitemos.

O amor é muito mais que o encontro de dois corpos, muito mais que a união entre duas pessoas. É a própria consciência da Existência: a crença nas forças divinas, que cuidam de todo o universo e que nos levam um ao outro, com a mesma fluidez com que aproximam uma nuvem de uma montanha, que nos proporcionam uma força sobre-humana, que dão energia ao vento, ao mar e à chuva e que nos tornam grandes como pinheiros gigantescos.

No amor seguimos um caminho, realizando uma história, cujo final, apesar de todo nosso conhecimento, só vamos saber quando a completarmos.

A única certeza que temos é a de que o amor é uma condição inerente ao ser humano. Assim como a flor emana o seu perfume, o homem e a mulher naturalmente exalam o amor. Isso é tão inevitável quanto é impossível proibir a terra molhada de desprender o seu cheiro.



Trecho do livro “Amar pode dar certo”
de Roberto T. Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumet
__________________________________________________________







ORAÇÃO:

 
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Deita-me em
 verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma,  guia-me pelas veredas da justiça,
por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra
da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo,
a Tua vara e o Teu cajado me consolam. Prepara-me uma
mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com
óleo, o meu cálice  transborda. Certamente que a bondade
 e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida
 e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.



________________________________________________________________




A Convivência Perfeita

 

RICHARD SIMONETTI

Mário Vicente era vidrado na idéia das famílias espirituais, que se sobrepõem às precárias ligações sangüíneas.
– Pois é – dizia, entusiasmado, a um confrade espírita –, os Espíritos tendem a formar grupos afins nos caminhos da vida.
– Reencarnam juntos?
– Sim, sempre que possível, compondo lares ajustados e harmônicos, “um por todos, todos por um”.
– Você vive com sua família espiritual?
Mário Vicente esboçou um sorriso triste.
– Quem me dera! Lá em casa nosso relacionamento funciona mais na base de “cada um por si e Deus por todos”. Estamos longe de um entendimento razoável. É muita discussão, muita briga… Somos velhos adversários amarrados pelo sangue, a fim de nos reconciliarmos.
– Recebeu alguma revelação?
– Não… nem seria preciso! Basta observar nossos conflitos.
– A barra é pesada?
– Bem… não é tanto assim. Gosto muito de minha mulher. Até pensei, durante os primeiros tempos, fosse uma alma gêmea. Ela é dedicada ao lar, mãe prestimosa. Ocorre que é um tanto voluntariosa e, não raro, agressiva. Faz tempestade em copo d’água. Considero a Ernestina meu teste de paciência. Nossos “santos” estranham-se freqüentemente.
– E os filhos?
– Adoro todos eles, mas são Espíritos imaturos que me dão trabalho e, não raro, desgostos. Pedro, o mais velho, envolveu-se com drogas! Júnior, o do meio, “aborrescente” típico, vive a me questionar; Jussara é delicada e sensível mas puxou o gênio da mãe. Se contrariada, sai de perto! Um horror!
– São seus credores. Cobram prejuízos que você lhes causou em vidas anteriores…
– Certamente! Estou consciente desse compromisso. Tento o fazer o melhor, sustentando a estabilidade do lar. No entanto, não é fácil. Às vezes perco o controle. Envergonho-me das brigas em que me envolvo… Convenhamos, porém, que ninguém é de ferro!…
Mário Vicente suspirou, emocionado:
– Sinto falta de um relacionamento familiar sustentado por legítima afinidade. Todos olhando na mesma direção, empenhados em cultivar a paz, o trabalho do bem, a amizade, a compreensão… Seria o paraíso! Vejo-me como um retardatário, preso a compromissos decorrentes de besteiras que andei cometendo, purgando meus débitos. Certamente aprontei muito!
– Espera alcançar a família espiritual?
– Claro! Quero cumprir minhas obrigações, fazendo o melhor… Hei de merecer um retorno ao convívio de meus queridos, em estágios mais altos… Tenho convicção de que uma companheira muito amada espera por meu sucesso nas provações humanas, favorecendo abençoado reencontro.

***
Animado por seus sonhos, Mário Vicente esforçava-se por superar as dificuldades de relacionamento junto à esposa e filhos. Tolerava suas impertinências. Fazia de tudo para ajudá-los. Exercitava carinho e compreensão.
O cumprimento de seus deveres junto à família humana haveria de lhe proporcionar o sonhado reencontro com a família espiritual.
Passaram-se os anos.
Os filhos casaram, vieram netos, ampliou-se o grupo familiar, sucederam-se compromissos e problemas…
Nosso herói até que conseguiu sair-se relativamente bem, acumulando méritos.
Aos setenta e dois anos, retornou à Pátria Espiritual.
Espírita esclarecido, não teve dificuldade para reconhecer-se livre do escafandro de carne, amparado por generosos benfeitores.
Após os primeiros tempos, já adaptado à nova situação, procurou dedicado orientador da instituição socorrista que o abrigara.
Foi logo pedindo, inspirado pelo ideal que acalentava:
– Estimaria, se possível, receber notícias de minha família espiritual…
– Seus familiares estão bem, nas lutas de sempre, sofrendo e aprendendo, como todos os homens.
– Estão reencarnados? Pensei que os encontraria aqui!
– Você conviveu com eles… Não sabe que continuam na Terra?
– Não me refiro à família humana. Anseio abraçar os entes queridos de priscas eras, sobretudo a amada companheira perdida nas brumas do passado…
O mentor sorriu:
– Falou bonito, mas está equivocado, meu amigo. Sua família espiritual é aquela que lhe marcou a experiência na carne. Sua esposa é uma alma de eleição. Os filhos são antigos companheiros de jornada evolutiva. Desde remoto passado vocês vivem experiências em comum.
– Mas e os nossos problemas de relacionamento?
– Haveriam de experimentá-los mesmo que se transferissem para a esfera do Cristo. Como ensinava o Mestre, ainda há muita dureza no coração humano.
– Que devo fazer?
– Você julga-se um retardatário. Na verdade, não obstante suas limitações, está um pouco à frente do grupo familiar, ainda lento na aquisição de valores espirituais. Tem, portanto, o dever de ajudar. Foi essa a sua tarefa na última existência. Será esse o seu compromisso agora, exercitando a função de protetor espiritual junto aos seus.
E Mário Vicente, que tanto ansiara por sua família espiritual, constatou que estivera com ela durante décadas, sem se dar conta disso.
Muita água rolaria no rio do tempo, até que todos ganhassem asas, habilitando-se à convivência perfeita.


Livro "O Destino em Suas Mãos"
Editora CEAC - Bauru
_______________________________________________________________________________________















EM ALGUM LUGAR DO PASSADO




EM ALGUM LUGAR DO PASSADO EXISTE UM AMOR, EM ALGUM LUGAR DO FUTURO TEREMOS UM AMOR, NO MOMENTO PRESENTE TEMOS UM AMOR. ESSA É A MÁXIMA APRENDER A AMAR. A DEUS AO PRÓXIMO A SI MESMO.


VAMOS A REFLEXÃO CONTIDA NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO;



INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS

 

A lei de amor

 

EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO 

 

8. O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência, e os sentimentos são os instintos elevados à altura do progresso feito. Em sua origem, o homem só tem instintos; quando mais avançado e corrompido, só tem sensações; quando instruído e depurado, tem sentimentos. E o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra -amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo.
O Espiritismo a seu turno vem pronunciar uma segunda palavra do alfabeto divino. Estai atentos, pois que essa palavra ergue a lápide dos túmulos vazios, e a reencarnação, triunfando da morte, revela às criaturas deslumbradas o seu patrimônio intelectual. Já não é ao suplício que ela conduz o homem: condu-lo à conquista do seu ser, elevado e transfigurado. O sangue resgatou o Espírito e o Espírito tem hoje que resgatar da matéria o homem.
Disse eu que em seus começos o homem só instintos possuía. Mais próximo, portanto, ainda se acha do ponto de partida, do que da meta, aquele em quem predominam os instintos. A fim de avançar para a meta, tem a criatura que vencer os instintos, em proveito dos sentimentos, isto é, que aperfeiçoar estes últimos, sufocando os germes latentes da matéria. Os instintos são a germinação e os embriões do sentimento; trazem consigo o progresso, como a glande encerra em si o carvalho, e os seres menos adiantados são os que, emergindo pouco a pouco de suas crisálidas, se conservam escravizados aos instintos. O Espírito precisa ser cultivado, como um campo. Toda a riqueza futura depende do labor atual, que vos granjeará muito mais do que bens terrenos: a elevação gloriosa. E então que, compreendendo a lei de amor que liga todos os seres, buscareis nela os gozos suavíssimos da alma, prelúdios das alegrias celestes. - Lázaro. (Paris, 1862.)
9. O amor é de essência divina e todos vós, do primeiro ao último, tendes, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. E fato, que já haveis podido comprovar muitas vezes, este: o homem, por mais abjeto, vil e criminoso que seja, vota a um ente ou a um objeto qualquer viva e ardente afeição, à prova de tudo quanto tendesse a diminuí-la e que alcança, não raro, sublimes proporções.
A um ente ou um objeto qualquer, disse eu, porque há entre vós indivíduos que, com o coração a transbordar de amor, despendem tesouros desse sentimento com animais, plantas e, até, com coisas materiais: espécies de misantropos que, a se queixarem da Humanidade em geral e a resistirem ao pendor natural de suas almas, que buscam em torno de si a afeição e a simpatia, rebaixam a lei de amor à condição de instinto. Entretanto, por mais que façam, não logram sufocar o gérmen vivaz que Deus lhes depositou nos corações ao criá-los. Esse gérmen se desenvolve e cresce com a moralidade e a inteligência e, embora comprimido amiúde pelo egoísmo, torna-se a fonte das santas e doces virtudes que geram as afeições sinceras e duráveis e ajudam a criatura a transpor o caminho escarpado e árido da existência humana.
Há pessoas a quem repugna a reencarnação, com a idéia de que outros venham a partilhar das afetuosas simpatias de que são ciosas. Pobres irmãos! o vosso afeto vos torna egoístas; o vosso amor se restringe a um círculo íntimo de parentes e de amigos, sendo-vos indiferentes os demais. Pois bem! para praticardes a lei de amor, tal como Deus o entende, preciso se faz chegueis passo a passo a amar a todos os vossos irmãos indistintamente. A tarefa é longa e difícil, mas cumprir-se-á: Deus o quer e a lei de amor constitui o primeiro e o mais importante preceito da vossa nova doutrina, porque é ela que um dia matará o egoísmo, qualquer que seja a forma sob que se apresente, dado que, além do egoísmo pessoal, há também o egoísmo de família, de casta, de nacionalidade. Disse Jesus: "Amai o vosso próximo como a vós mesmos." Ora, qual o limite com relação ao próximo? Será a família, a seita, a nação? Não; é a Humanidade inteira. Nos mundos superiores, o amor recíproco é que harmoniza e dirige os Espíritos adiantados que os habitam, e o vosso planeta, destinado a realizar em breve sensível progresso, verá seus habitantes, em virtude da transformação social por que passará, a praticar essa lei sublime, reflexo da Divindade.
Os efeitos da lei de amor são o melhoramento moral da raça humana e a felicidade durante a vida terrestre. Os mais rebeldes e os mais viciosos se reformarão, quando observarem os benefícios resultantes da prática deste preceito: Não façais aos outros o que não quiserdes que vos façam: fazei-lhes, ao contrário, todo o bem que vos esteja ao alcance fazer-lhes.
Não acrediteis na esterilidade e no endurecimento do coração humano; ao amor verdadeiro, ele, a seu mau grado, cede. E um ímã a que não lhe é possível resistir. O contacto desse amor vivifica e fecunda os germens que dele existem, em estado latente, nos vossos corações. A Terra, orbe de provação e de exílio, será então purificada por esse fogo sagrado e verá praticados na sua superfície a caridade, a humildade, a paciência, o devotamento, a abnegação, a resignação e o sacrifício, virtudes todas filhas do amor. Não vos canseis, pois, de escutar as palavras de João, o Evangelista. Como sabeis, quando a enfermidade e a velhice o obrigaram a suspender o curso de suas prédicas, limitava-se a repetir estas suavíssimas palavras: Meus filhinhos, amai-vos uns aos outros."
Amados irmãos, aproveitai dessas lições; é difícil o praticá-las, porém, a alma colhe delas imenso bem. Crede-me, fazei o sublime esforço que vos peço: "Amai-vos" e vereis a Terra em breve transformada num Paraíso onde as almas dos justos virão repousar. - Fénelon. (Bordéus, 1861.)
10. Meus caros condiscípulos, os Espíritos aqui presentes vos dizem, por meu intermédio: "Amai muito, a fim de serdes amados." E tão justo esse pensamento, que nele encontrareis tudo o que consola e abranda as penas de cada dia; ou melhor: pondo em prática esse sábio conselho, elevar-vos-eis de tal modo acima da matéria que vos espiritualizareis antes de deixardes o invólucro terrestre. Havendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, uma certeza tendes: a de caminhardes para Deus, vendo realizadas todas as promessas que correspondem às aspirações de vossa alma, Por isso, deveis elevar-vos bem alto para julgardes sem as constrições da matéria, e não condenardes o vosso próximo sem terdes dirigido a Deus o pensamento.
Amar, no sentido profundo do termo, é o homem ser leal, probo, consciencioso, para fazer aos outros o que queira que estes lhe façam; é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham seus irmãos, para suavizá-las; é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis, dentro de certo período, em mundos mais adiantados; e os Espíritos que a compõem são, como vós, filhos de Deus, destinados a se elevarem ao infinito. Assim, não podeis recusar aos vossos irmãos o que Deus liberalmente vos outorgou, porquanto, de vosso lado, muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais. Para todos os sofrimentos, tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de conforto, a fim de que sejais inteiramente amor e justiça.
Crede que esta sábia exortação: "Amai bastante, para serdes amados", abrirá caminho; revolucionária, ela segue sua rota, que é determinada, invariável. Mas, já ganhastes muito, vós que me ouvis, pois que já sois infinitamente melhores do que éreis há cem anos. Mudastes tanto, em proveito vosso, que aceitais de boa mente, sobre a liberdade e a fraternidade, uma imensidade de idéias novas, que outrora rejeitaríeis. Ora, daqui a cem anos, sem dúvida aceitareis com a mesma facilidade as que ainda vos não puderam entrar no cérebro.
Hoje, quando o movimento espírita há dado tão grande passo, vede com que rapidez as idéias de justiça e de renovação, constantes nos ditados espíritas, são aceitas pela parte mediana do mundo inteligente. E que essas idéias correspondem a tudo o que há de divino em vós. E que estais preparados por uma sementeira fecunda: a do século passado, que implantou no seio da sociedade terrena as grandes idéias de progresso. E, como tudo se encadeia sob a direção do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas virão a encerrar-se na permuta universal do amor ao próximo. Por aí, os Espíritos encarnados, melhor apreciando e sentindo, se estenderão as mãos, de todos os confins do vosso planeta. Uns e outros reunir-se-ão, para se entenderem e amarem, para destruírem todas as injustiças, todas as causas de desinteligências entre os povos.
Grande conceito de renovação pelo Espiritismo, tão bem exposto em O Livro dos Espíritos; tu produzirás o portentoso milagre do século vindouro, o da harmonização de todos os interesses materiais e espirituais dos homens, pela aplicação deste preceito bem compreendido: "Amai bastante, para serdes amados." Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)

_________________________________________________________________________



TRUE COLORS





















____________________________________________-



r

Phil Collins - True Colors

Você com os olhos tristes
Não desanime
Oh eu percebo
É difícil ter coragem
Em um mundo cheio de pessoas
Você pode perder de vista tudo
E a escuridão, dentro de você
Pode fazer você se sentir tão pequeno

Mas eu vejo suas cores verdadeiras
Brilhando através
Eu vejo suas cores verdadeiras
E é por isso que eu te amo
Portanto, não tenha medo de deixá-los mostrar
Suas cores verdadeiras
Verdadeiras cores são bonitas,
Como um arco-íris

Mostre-me um sorriso então,
Não fique triste, não me lembro
Quando eu vi pela última vez você rir
Se este mundo te deixa louca
E você tomou tudo o que você pode suportar
Você me ligar
Porque você sabe que eu estarei lá

E eu verei suas cores verdadeiras
Brilhando através
Eu vejo suas cores verdadeiras
E é por isso que eu te amo
Portanto, não tenha medo de deixá-los mostrar
Suas cores verdadeiras
Verdadeiras cores são bonitas,
Como um arco-íris

[Parte intrusão]

Olhos tão tristes
Desanimado agora
Perceber

Quando este mundo te deixa louca
E você tomou tudo o que você pode suportar
Você me ligar
Porque você sabe que eu estarei lá

E eu verei suas cores verdadeiras
Brilhando através
Eu vejo suas cores verdadeiras
E é por isso que eu te amo
Portanto, não tenha medo de deixá-los mostrar
Suas cores verdadeiras
Cores verdadeiras, cores verdadeiras

Pois há um brilhando
Eu vejo suas cores verdadeiras
E é por isso que eu te amo
Portanto, não tenha medo de deixá-los mostra Suas cores verdadeiras, cores verdadeiras
Verdadeiras cores são bonitas,
Bonito, como um arco-íris

" NÃO PERMITA QUE UMA SIMPLES LÁGRIMA DE TRISTEZA TORNE VOCÊ TRISTE PARA O RESTO DA VIDA
NÃO DEIXE QUE UMA DERROTA TRANSFORME VOCÊ NUM DERROTADO
NÃO ADMITA QUE UM ERRO O CONDENE À PRISÃO PERPÉTUA DA CULPA
NÃO CONSINTA QUE A DESILUSÃO AMOROSA O DEIXE DESILUDIDO PARA SEMPRE
NÃO ACEITE QUE A TRAIÇÃO DE UM AMIGO O AFASTE DE TODAS AS AMIZADES DA SUA VIDA
NÃO PERMITA SE IDENTIFICAR COM O PROBLEMA QUE O AFLIGE
VOCÊ NÃO É A SUA DOENÇA, NÃO É O SEU ERRO, NÃO É O SEU FRACASSO, NÃO É O REJEITADO, NÃO É O TRAÍDO, VOCÊ NÃO É NADA DISSO.
( JOSÉ CARLOS DE LUCCA- CURA E LIBERTAÇÃO)


Nunca permita que apaguem a sua luz interior, deixe sempre o sol entrar e brilhar. Nós somos filhos de Deus e parte importante deste Universo. Cada um de nós tem sua beleza e sua forma de brilhar.Goste de você e saiba acredite, se tem algo que lhe incomoda busque ajuda se não consegue sozinho, mas tente, tente a transformação. Liberte-se para viver a linda vida que nos foi dada. 
Um dia uma pesoa me ensinou esse mantra, o qual vou transcrever, não sei a autoria mas é simplesmente lindo;


EU SOU A PRESENÇA DE DEUS EM AÇÃO
EU SOU O PODER, A SABEDORIA E O AMOR
EU SOU A PORTA ABERTA E NINGUÉM PODERÁ FECHAR
EU SOU O QUE SOU
EU E DEUS SOMOS A MAIORIA.

MUITA PAZ! ALEGRIA! 


________________________________________________________________


SAÚDE









TOMEMOS A CAUTELA PARA NÃO PERMITIR QUE O REMÉDIO NOS FAÇA ESQUECER AS INFORMAÇÕES QUE A DOENÇA ESTÁ NOS MANDANDO A RESPEITO DO MAL QUE ESTAMOS FAZENDO A NÓS MESMOS ATRAVÉS DO NOSSO PROCEDER.

JOSÉ CARLOS DE LUCCA - CURA E LIBERTAÇÃO


NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A SAÚDE É O EQUILIBRIO FÍSICO , PSÍQUICO E ESPIRITUAL. MUITAS VEZES NOSSOS ÓRGÃOS INTERNOS CHORAM AS NOSSAS DORES EMOCIONAIS E NOS ALERTAM, POIS ALGO NÃO ESTÁ BEM, NOS ALERTAM  PARA QUE MODIFIQUEMOS. 

A DOENÇA É UM CONVITE À MUDANÇA.

VAMOS PENSAR SOBRE ISSO!

__________________________________________________________________




NOSSO DESTINO









" NOSSO DESTINO NÃO ESTÁ NAS ESTRELAS, MAS EM NÓS MESMOS. O PONTO INICIAL DE QUALQUER TRANSFORMAÇÃO SÓ PODE COMEÇAR DENTRO DE NÓS, PORQUE O MUNDO DE FORA É APENAS O REFLEXO DO QUE ACONTECE EM NOSSO MUNDO ÍNTIMO."

JOSÉ CARLOS DE LUCCA ( CURA E LIBERTAÇÃO)

_______________________________________________________________







RICHARD SIMONETT

Amor e Paixão

A jovem pergunta:
– Chico, amor é sinônimo de paixão?
– Ah! minha filha, amor é comidinha fresca, roupa lavada e passada, mamadeira prontinha… Paixão é como o Joelma, pega fogo e acaba tudo!
Com a simplicidade e a jovialidade dos sábios, o médium estabelece diferenças fundamentais entre esses dois substantivos, equivocadamente tomados à conta de sinônimos.
A paixão situa-se nos domínios do instinto, busca apenas a auto-afirmação, o prazer a qualquer preço, sem preocupações além da hora presente.
Estribando-se no desejo de comunhão sexual, a paixão é fogo arrebatador, que obscurece a razão e leva ao desatino, deixando, depois, apenas cinzas, como aconteceu com o Edifício Joelma.
George Bernard Shaw, com a irreverência que o caracterizava, dizia:
Não há diferença entre um sábio e um tolo, quando estão apaixonados.

***
O apaixonado ama como quem aprecia um doce.
Deleita-se!
É saboroso! Satisfaz o paladar!
Por isso logo deixa de amar, atendendo a várias razões:
• Saciou-se.
• Enjoou.
• Deseja novos sabores.
A partir daí, há campo aberto para o adultério e a separação, sem que a pessoa tome consciência do mal que causa ao parceiro e, principalmente, à prole, quando há filhos.
Enquanto perdura a paixão, podem ocorrer problemas mais graves e comprometedores:
• Crimes.
Bárbaros assassinatos são cometidos por amantes que se sentem traídos e negligenciados ou que foram abandonados. Perdendo o domínio sobre o parceiro, tratam de eliminá-lo, como quem joga fora um doce que azedou.
• Maus tratos.
É característica masculina, própria de machistas incorrigíveis, sempre dispostos a agredir para impor sua vontade, com o que apenas conturbam a relação, matando a afetividade na parceira.
• Suicídio.
Uma das causas mais comuns dessa ação nefasta, que precipita o indivíduo em sofrimentos inenarráveis no Mundo Espiritual, é a paixão contrariada. O sentir-se traído, negligenciado, ou não correspondido.

***
O amor situa-se nos domínios do sentimento.
Sustenta-se numa regra básica: pensar no bem-estar do ser amado, com a consciência de que nossa felicidade está diretamente subordinada a esse empenho.
O amor que mais se aproxima desse ideal é o materno.
A mãe está disposta a todos os sacrifícios em favor do filho, porque o bem dele é o seu próprio bem.
É aquele “espelho em que se mira, admirada, luz que lhe põe nos olhos novo brilho”, conforme o poema famoso de Coelho Neto.
As uniões felizes, os casamentos que se estendem além da morte, ensejando reencontros felizes na Espiritualidade, são aqueles em que os cônjuges revelam maturidade suficiente para mudar de pessoa na conjugação do verbo de suas ações.
Da primeira do singular – eu, para a terceira – ele, permutando cuidados recíprocos, a se exprimirem em carinho e solicitude.
No livro Trovas do Outro Mundo, psicografado por Chico, o Espírito Marcelo Gama encerra o assunto:
De afeições anoto a soma
De todo ensino que há:
Paixão é o bem que se toma,
Amor é o bem que se dá.

Livro Rindo e Refletindo com Chico Xavier
______________________________________________________________

VOCÊ ESTARÁ EM MEU CORAÇÃO



APENAS PEGUE MINHA MÃO, SEGURE FORTE
EU TE PROTEGEREI DE TUDO AO SEU REDOR
EU ESTAREI AQUI, NÃO CHORE...
PARA ALGUÉM TÃO PEQUENO, VOCÊ PARECE TÃO FORTE
MEUS BRAÇOS TE ABRAÇARÃO, MANTERÃO VOCÊ SEGURO E AQUECIDO
ESTELAÇO ENTRE NÓS NÃO PODE SER QUEBRADO
ESTAREI AQUI, NÃO CHORE
PORQUE VOCÊ ESTARÁ EM MEU CORAÇÃO
SIM. VOCÊ ESTARÁ EM MEU CORAÇÃO
 DE HOJE EM DIANTE, AGORA E PARA SEMPRE
VOCÊ ESTARÁ EM MEU CORAÇÃO,NÃO IMPORTA O QUE ELES DIZEM
VOCÊ ESTARÁ AQUI EM MEU CORAÇÃO. SEMPRE
PHILL COLLINS- TRECHO DA CANÇÃO YOU'LL BE IN MY HEART


Esse texto está no capítulo do livro de José Carlos De Lucca- Você estará em meu coração

'" A doença é um chamado para o amor
O vazio existencial é uma convocação para o amor
O relacionamento conflituoso é um apelo para o amor
O ódio é um chamdo urgente para o amor
A guerra é um chamado inadiável para o amor"

José Carlos De Lucca - Cura e Libertação
__________________________________________


AMIGOS; FONTE DE ENERGIA


PASSAR PELA VIDA SEM CONSTRUIR UMA VERDADEIRA AMIZADE É O MESMO QUE PASSAR PELA VIDA SEM SENTIR O CALOR DO NOSSO ASTRO REI NEM TÃO POUCO CONTEMPLAR A MAGUINITUDE DO SEU NASCER E O SEU RECOLHER.

A LINDA AMIZADE É AQUELA CONSTRUÍDA NA BASE SÓLIDA DO RESPEITO E DO COMPANHEIRISMO
 DA RICA TROCA DO OUVIR, DO CALAR, DO ACONCHEGAR.

A AMIZADE VERDADEIRA CUIDA DA RELAÇÃO COMO CUIDA DE SI PRÓPRIA. NÃO INCENTIVA AO MAU CAMINHO PELO CONTRÁRIO ALERTA, CHAMA PARA A REAL. RESPEITA CLARO OS LIMITES MAS ASSIM COMO NOS CONDUZIMOS A UM CAMINHO MELHOR CONVIDA O OUTRO A FAZER O MESMO.

A AMIZADE É AMOR FRATERNO SEM INTERESSE SEXUAL, FINANCEIRO NEM SOCIAL. SE FALA DE CORAÇÃO PARA CORAÇÃO.
É INSTRUMENTO DO NOSSO CRESCIMENTO, MOSTRA A NOSSA CAPACIDADE DE AMAR, DE SE FLEXIBILIZAR.


 FELIZ DAQUELE QUE CONQUISTOU ALGUM CORAÇÃO, POIS ASSIM SERÁ SEMPRE LEMBRADO


 PARA MEUS AMIGOS O MEU MUITO OBRIGADA ENVOLTO EM UM ABRAÇO CHEIO DE CARINHO

KATIA

_______________________________








"As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as dela.

Temos que nos bastar... nos bastar sempre e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém.

As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.
Mário Quintana




_________________________________________________________________







Pais heróis e mães rainhas do lar. 

Passamos boa parte da nossa existência cultivando estes estereótipos.
Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça.                       
A rainha do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá prá implicar com a empregada.
O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para outra?
Fizeram 80 anos. Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso.
Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.
Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez de eles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional.
Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam.
Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu. Estão com manchas na pele.
Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida.
É complicado aceitar que nossos heróis e rainhas já não estão no controle da situação. Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina.
Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo.
Ficamos irritados se eles se atrapalham com o celular e ainda temos a cara-de-pau de corrigi-los quando usam expressões em desuso: calça de brim? frege? auto de praça?
Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis.
Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga  como sempre foi. Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais. É uma enrascada essa tal de passagem do tempo.
Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil  aceitar as etapas dos outros, ainda mais quando os outros são papai e  mamãe, nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar, e que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.

Martha Medeiros 









______________________________________________________________________


















__________________________________________________________________________


                  


Quando criei coragem para olhar meu interior, descobri que a verdade, o orgulho e o egoísmo ainda governam e atordoam a paz que também mora em mim.

Descobri que ainda sou cego da beleza infinita, cego do tesouro da caridade que faz tantos corações harmoniosos e divinos.

Eu ainda valorizo as paixões, as ilusões e quase tudo que é transitório. "Que adianta eu ganhar o mundo e perder a alma?", vou meditar; vou construir em mim um homem novo, sem medo, sem rancores, sem mágoas, um homem honesto, sereno; rogarei à Deus forças para iluminar minha alma muito debilitada de conhecimentos, que ainda se melindra facilmente, briga, perde o sono, se altera, sofre por antecipação.

Preciso investir no amor.

Vou mudar.

Vou ser feliz! Porque, depois de muitas observações, começo a perceber que sou filho da bondade, herdeiro do Universo, sou luz!

"Nando Cordel"