Notícias

LAR DE CLARA  Conheça essa instituição. Educação é a base de tudo, alicerce para boa construção.
 780 - Como o progresso intelectual pode conduzir ao progresso moral?
-Fazendo compreender o bem e o mal: o homem, então,  pode escolher. O desenvolvimento do livre arbítrio segue o desenvolvimento da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.( O Livro dos Espíritos - Allan Kardec) http://www.lardeclara-pe.org.br/
_________________________________________________________________________
Assunto: NOTÍCIAS DO PLANO ESPIRITUAL - Carta de Bezerra de Menezes
 
NOTÍCIAS DO PLANO ESPIRITUAL - Carta de Bezerra de Menezes
Caríssimos amigos,
Muito se tem estudado sobre a evolução da Terra na escala hierárquica dos mundos, sendo apregoado, a todo canto, o estabelecimento do status de mundo de regeneração. Até agora tínhamos a certeza de que tal mudança, de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração, era algo que vinha se ocorrendo ao longo dos últimos séculos.
Não havia notícias mais concretas sobre a efetivação deste grau no orbe terrestre.
Em reunião ocorrida no Plano Espiritual, em data de 18 de Abril de 2010, em região próxima à terra (temos notícia de que se trata de uma cidade espiritual localizada acima de Brasília), as mais altas autoridades encarregadas da governança do nosso querido planeta, sob a orientação de Jesus, anunciaram o início da ERA DO ESPÍRITO.
Ismael, falando em nome de Cristo, noticiou Seus planos específicos para a cristianização dos homens e o estabelecimento deste novo momento do planeta, qual seja, a efetiva progressão de mundo de provas e expiações para mundo de regeneração.
A carta, que segue no arquivo anexo em formato PDF, da ideia de como serão os próximos cinquenta anos, do que enfrentaremos, de quem vem do plano espiritual e de quem volta para lá.
Não se trata de comunicação a ser lida, mas sim a ser sentida, a ser estudada, meditada. Cada frase contém ensinamentos profundos que nos permitirão compreender as mudanças pelas quais a humanidade vem passando e aquelas que estão por vir, os quais também nos permitirão compreender as catástrofes coletivas que advirão em decorrência do processo de decantação necessário à seleção dos futuros habitantes do planeta.
Enfim, resta-nos elevar ao Alto nossos profundos sentimentos de gratidão e reconhecimento pela permissão de que tenhamos contato com tais notícias, auxiliando-nos na necessária condução de nossas vidas rumo a esta nova era.
Que bênçãos de paz e amor recaiam sobre o “médico dos pobres”, espírito de nobreza ímpar que está, a todo momento, nos auxiliando na fixação dos ideais evolutivos, imprescindíveis a que possamos somar esforços para o efetivo estabelecimento desta nova ordem mundial.
Fraternal abraço a todos.
Osvaldo.
Brasília, 19 de abril de 2010. Reunião mediúnica no Centro Espírita Internacional
Comunicação psicografada por Divaldo Pereira Franco, de autoria espiritual de Bezerra de Menezes.
Irmãos amigos, devotados obreiros da seara de Jesus! Abraçando-os em nome dos trabalhadores do lado de cá, rogamos ao Mestre Amigo bênçãos de paz para todos.
Os novos tempos em transcurso no plano físico anunciam uma era de transformações necessárias à implementação do processo evolutivo do ser humano. Os dois planos da vida se irmanam e laços de solidariedade se estreitam, tendo em vista os acontecimentos previstos.
Em atendimento aos compromissos firmados por orientadores do Planeta, almas abnegadas se desdobram em atividades, definindo responsabilidades e tarefas a serem desenvolvidas em épocas específicas.
Não longe, porém, nas regiões purgatoriais de sofrimento que assinalam o perfil dos seus habitantes, no mundo espiritual, almas se agitam, movimentam-se, produzindo ruídos e clamores na expectativa de se beneficiarem, de alguma forma, com a programação que o Alto determina.
Desassossegados, temem as mudanças que já lhes foram anunciadas e, por não saberem ainda administrar emoções e desejos, dirigem-se às praças públicas e aos templos religiosos de diferentes interpretações para debaterem e opinarem: ora aceitam os ventos das mudanças, ora se rebelam, posicionando-se contra elas. Nesse processo, influenciam os encarnados que lhes acatam as opiniões vacilantes e, ao mesmo tempo, são por eles influenciados.
O certo é que a Humanidade chegou a um ponto de sua caminhada evolutiva que não mais se lhe permite retrocesso de qualquer natureza. Para os próximos cinqüenta anos já se delineia um planejamento destinado a ser cumprido por uma coletividade de Espíritos que irão conviver com grandes e penosos desafios.
Trata-se de uma população heterogênea constituída de almas esclarecidas e de outras em processo de reajuste espiritual. As primeiras revelam-se iluminadas pelo trabalho desenvolvido na fieira dos séculos, quando adquiriram recursos superiores de inteligência e de moralidade.
Retornam à reencarnação para exercer influência positiva sobre as mentes que se encontram em processo de reparação, necessitadas de iluminação espiritual.
A atual Humanidade será pouco a pouco mesclada por esses dois grupos de Espíritos reencarnantes. Inicialmente na sua terça parte, abrangendo todo o Planeta, depois, dois e três terços. O trânsito entre os dois planos estará significativamente acelerado. Um trânsito de mão dupla, acrescentamos, pois coletividades de encarnados também retornarão à Pátria verdadeira.
Anunciam-se, então, o processo renovador de consciências por meio de provações, algumas acerbas. Uma operação de decantação que visa selecionar os futuros habitantes do Planeta, aqueles que deverão viver os alvores da Era da Regeneração.
A massa humana de sofredores, de Espíritos empedernidos, repetentes de anteriores experiências, retornará à gleba terrestre em cerca de cinqüenta anos, mas os guardiões da Terra estarão a postos, ao lado de cada encarnado ou desencarnado convocando-os à transformação para o bem.
É a era do espírito, anunciada a clarinadas na manhã do dia de ontem, 18 de abril de 2010, no momento em que o sol lançava os seus primeiros raios à Terra. Em região muito próxima ao plano físico, habitantes do Além quase que se fundiram com a humanidade encarnada para, em reunião de luz e vibração amorosa, ouvir o mensageiro de Jesus que lhes traçou as diretrizes de uma nova ordem planetária, que ora começa a se estabelecer.
Ismael falou emocionado para os representantes de todas as nacionalidades, logo após a manifestação clamorosa dos seus patronos e guias. Revelou planos de Jesus relacionados à cristianização dos homens. Ao final da abençoada assembléia, Espíritos valorosos deram-se as mãos, envolvendo o Planeta em suas elevadas vibrações, transformadas em pérolas que caiam do alto sobre os seus habitantes, atingindo-lhes a fronte na forma de serafina luminosidade.
Estejam, pois, atentos para os acontecimentos, meus filhos. Reflitam a respeito do trabalho que se delineia e, do posto de serviço onde se encontrem, sejam, todos e cada um, foco de luz, ponto de apoio.
Ouçam as vozes do céu, pois estão marcados pela luz dos guardiões planetários. Façam a parte que lhes cabem. Sejam bons, honestos, laboriosos, fraternos.
Os dias futuros de lutas e dores assemelham-se aos “ais” apocalípticos. Surgirão aqui, acolá e mais além, implorando pela união, compaixão e misericórdia, individual e coletiva.
Assim, irmãos e amigos, não cometam o equívoco de olhar para trás, mas coloquem as mãos na charrua do Evangelho e sigam adiante.
Não repitam a experiência a mulher de Ló, o patriarca hebreu que, possuidora de fé frágil, olhou para trás em busca dos prazeres perdidos, transformando-se em estátua de sal, desiludida pela aridez das falsas ilusões.
Façam brilhar a própria luz, meus filhos! Este é o clamor do Evangelho, hoje e sempre!...
Bezerra de Menezes
______________________________________________________________________________
ENTREVISTA COM DIVALDO FRANCO
Entrevista com Divaldo Franco à TV Universitária no Rio Grande do Sul (vídeo em duas partes).
http://www.fec.org.br/index.php?opcao=ver_video&id_video=61 _____________________________________________________________________________
SIMPÓSIO DE SAÚDE QUÂNTICA
O II Simpósio de Saúde Quântica e Qualidade de Vida traz além do respeitado Físico indiano Amit Goswami, mais 19 cientistas com trabalhos mundialmente reconhecidos que apontam para um novo paradigma na Medicina.
A Medicina Quântica traz a base científica da Física Quântica e Relativística para validar antigos e novos conhecimentos como a Acupuntura, Homeopatia, Reiki, Terapias Florais, Medicina Ayurvédica, Chinesa e Antroposófica entre outras.
Esse Simpósio será uma oportunidade única de conhecer as revolucionárias tecnologias eletrônicas e humanas que apontam para uma nova Medicina capaz de olhar para o ser humano em todas as dimensões: Física , mental, emocional e espiritual.
Acesse o site: www.saudequantum.com para fazer a inscrição antecipada com desconto e ganhar o DVD A Dimensão Quântica da Realidade de brinde, do Prof. Wallace Liimaa.
Veja a entrevista com Wallace Liimaa na Record News: parte 1, parte 2 e parte 3.
Contacte-nos pelo e-mail: wallacepan@gmail.com
II Simpósio Internacional de Saúde Quântica e Qualidade de Vida _______________________________________________________________________________
CARNAVAL 2011 FOLIÕES DO SABER
O GEFA ( GRUPO ESPÍRITA FRANSCISCO DE ASSIS ) ESTÁ COM SEMINÁRIOS PELA MANHÃ NOS DIAS DE CARNAVAL.TODOS ESTÃO CONVIDADOS A PARTICIPAR 6/03 (domingo) Lei de Justiça - Fernando Pena 7/03 (segunda) Lei de Amor - Silvio Romero 8/03(terça) Lei de Caridade - Alyson Guedes ____________________________________________________





















 
( Prof.Hermógenes)
Se eu fosse um Pé de Acácia
Interpretação - Jackson Antunes
Se eu fosse aquele pé de acácia , ali na encosta,
exibindo o amarelo agressivo de minhas flores
contra o fundo verde da mata,
sentir-me-ia cheio de prazer
por oferecer abrigo aos ninhos e néctar às abelhas diligentes.
Gozaria, por certo, com o roçar macio do vento,
a tirar sons em meus ramos.
Nem me incomodaria mesmo de acolher alguma parasita....
Se eu fosse aquele pé de acácia, teria gosto de dar sombra ao casal de namorados mas, sem dúvida, sofreria as dores impostas pelo machado e ficaria triste com os moleques a matar meus passarinhos... Mas eu responderia com a nobre impassibilidade de uma árvore.
Se eu fosse aquele pé de acácia, imóvel, confiante, sereno, majestosamente serena, saberia aceitar o que viesse, sem lamentar, sem reclamar, sem me abater... Mesmo que o temporal destruísse meus ninhos, mesmo que as borboletas deixassem de vir ao amanhecer e minhas flores murchassem, mesmo que o estio prolongado e forte viesse queimar-me e as abelhas, sem encontar sustento, se fossem... Embora passível de gozar e sofrer, continuaria uma acácia majestosamente serena e conservaria sempre a nobreza ereta de uma árvore.
Se eu fosse aquele pé de acácia, saberia aceitar as coisas como são; não me rebelaria quanto o inevitável. Saberia que, até no mal cheiroso esterco, energia inefável se manifesta... e seria minha nutrição. Acataria aos golpes do lenhador que viesse fazer de mim algo útil. Renunciaria a ser a pincelada amarela a embelezar a paisagem, e me deixaria transformar em acha de lenha, e meu mistério se libertaria em forma de luz e calor ou viria a servir de esteio a um casebre e meu mistério se faria abrigo. Quando chegarei a ter a majestade daquele pé de acácia dando vida, beleza, abrigo, amenidade e lição?
 
Obrigado Prof.Hermógenes
Obrigado Jackson Antunes
 
Alexandre Sankor
 
___________________________________________________________________
UMA REFLEXÃO : PROF HERMÓGENES




PROF HERMÓGENES
PROCUREM ACOMPANHAR ESSA LIÇÃO. É LINDA!
_________________________________________________________________________
YOGA PROCESSO DE AUTO-TRANSFORMAÇÃO
 
ENTREVISTA COM PROF HERMÓGENES GENIAL! __________________________________________________________________________
MEDICINA SEM REMÉDIOS  ;  PROF HERMÓGENES
VAMOS PRESTAR BEM ATENÇÃO
______________________________________________________________________________
 YOGA É UM ESTILO DE VIDA
CUIDA DO CORPO MENTE ESPÍRITO
CREIO CONFIO ME ENTREGO ACEITO AGRADEÇO Como é lindo e sábio meu mestre !
________________________________________________________________________________
CURSOS ESPÍRITA NO GEFA
IEDE -  Iniciação aos Estudos da Doutrina Espírita Início 14/03 duração 11 semanas ESDE - Estudo Sistemático da Doutrina Espírita Início 10/03 duração 3 anos
Estudo do Evangelho
4/03
Estudo da Mediunidade
Início 11/03
Curso Joanna de Ângellis - Livro Despertar do Espírito 12/03-09/04-14/05-11/06-09/07-13/08-10/09-08/10-12/11-10/12 __________________________________________________________________________
SEMINÁRIOS ESPÍRITAS EM RECIFE 2011
OBSESSÃO E MOVIMENTO ESPÍRITA
Hotel Park 2 e 3 /10 _________________________   1* SEMINÁRIO IRMÃO DA LUZ Teatro do Brum 15/05 __________________________
ENCONTRO SOBRE EDUCAÇÃO SENSIBILIDADE E EVOLUÇÃO DO SER/ Congresso Espírita para pais e educadores
Suely Caldas Frederico Menezes Teatro Beberibe 27/28/29 maio __________________________________________________ SINESPE -Simpósio de Estudo e Práticas Espíritas de Pernambuco
CIÊNCIA A CAMINHO DA ESPIRITUALIZAÇÃO
15 a 17/07 Teatro Guararapes. ____________________________________________ DVD sobre a Jornada Saúde e Espiritualidade email ; ame-epe@hotmail.com ___________________________________________________________________________________
HUMILDADE DO VICE-PRESIDENTE JOSÉ ALENCAR...
VALE A PENA LER.... "A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome". Na semana passada, o vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos deu início a mais uma batalha contra o câncer. É o 11º tratamento ao qual se submete. *Desde quando o senhor sabe que, do ponto de vista médico, sua doença é incurável? JA - Os médicos chegaram a essa conclusão há uns dois anos e logo me contaram. E não poderia ser diferente, pois sempre pedi para estar plenamente informado. A informação me tranqüiliza. Ela me dá armas para lutar. Sinto a obrigação de ser absolutamente transparente quando me refiro à doença em público. Ninguém tem nada a ver com o câncer do José Alencar, mas com o câncer do vice-presidente, sim. Um homem público com cargo eletivo não se pertence. *O senhor costuma usar o futebol como metáfora para explicar a sua luta contra a doença. Certa vez, disse que estava ganhando de 1 a 0. De outra, que estava empatado. E, agora, qual é o placar? JA - Olha, depois de todas as cirurgias pelas quais passei nos últimos anos, agora me sinto debilitado para viver o momento mais prazeroso de uma partida: vibrar quando faço um gol. Não tenho mais forças para subir no alambrado e festejar. *Como a doença alterou a sua rotina? JA - Mineiro costuma avaliar uma determinada situação dizendo que "o trem está bom ou ruim". O trem está ficando feio para o meu lado. Minha vida começou a mudar nos últimos meses. Ando cansado. O tratamento que eu fiz nos Estados Unidos me deu essa canseira. Ando um pouco e já me canso. Outro fato que mudou drasticamente minha rotina foi a colostomia (desvio do intestino para uma saída aberta na lateral da barriga, onde são colocadas bolsas plásticas), herança da última cirurgia, em julho. Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda. Tenho a minha mulher, Mariza e a Jaciara (enfermeira da Presidência da República) para me auxiliarem com a colostomia. Quando, por algum motivo, elas não podem me acompanhar, recorro a outros dois enfermeiros, o Márcio e o Dirceu. Sou atendido por eles no próprio gabinete. Se estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro, chamo um deles e o que tem de ser feito é feito e pronto. Sem drama nenhum. *O senhor não passa por momentos de angústia? JA - Você deveria me perguntar se eu sei o que é angústia. Eu lhe responderia o seguinte: desconheço esse sentimento. Nunca tive isso. Desde pequeno sou assim, e não é a doença que vai mudar isso. *O agravamento da doença lhe trouxe algum tipo de reflexão? JA - A doença me ensinou a ser mais humilde. Especialmente, depois da colostomia. A todo momento, peço a Deus para me conceder a graça da humildade. E Ele tem sido generoso comigo. Eu precisava disso em minha vida. Sempre fui um atrevido. Se não o fosse, não teria construído o que construí e não teria entrado na política. *É penoso para o senhor praticar a humildade? JA - Não, porque a humildade se desenvolve naturalmente no sofrimento. Sou obrigado a me adaptar a uma realidade em que dependo de outras pessoas para executar tarefas básicas. Pouco adianta eu ficar nervoso com determinadas limitações. Uma das lições da humildade foi perceber que existem pessoas muito mais elevadas do que eu, como os profissionais de saúde que cuidam de mim. Isso vale tanto para os médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil, Raul Cutait e Miguel Srougi quanto para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem anônimos que me assistem. Cheguei à conclusão de que o que eu faço profissionalmente tem menos importância do que o que eles fazem. Isso porque meu trabalho quase não tem efeito direto sobre o próximo. Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor. *Essa sua consideração não seria uma forma de se preparar para a morte? JA - Provavelmente, sim. Quando eu era menino, tinha uma professora que repetia a seguinte oração: "Livrai-nos da morte repentina". O que significa isso? Significa que a morte consciente é melhor do que a repentina. Ela nos dá a oportunidade de refletir. *O senhor tem medo da morte? JA - Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar pela vida. A luta é um princípio cristão, inclusive. Vivo dia após dia de forma plena. Até porque nem o melhor médico do mundo é capaz de prever o dia da morte de seu paciente. Isso cabe a Deus, exclusivamente.. *Se recebesse a notícia de que foi curado, o que faria primeiro? Abraçaria minha esposa, Mariza e diria: "Muito obrigado por ter cuidado tão bem de mim". ___________________________________________________________________________
SEMINÁRIO MEDIUNIDADE MECANISMOS E FUNCIONALIDADE
10 DE ABRIL DE 2011 CENTRO DE CONVENÇÕES -TEATRO GUARARAPES CONFERENCISTA-CLÓVIS NUNES 88819477 ________________________________________________________________________________ Prezados senhores (as), É com muita alegria que os convidamos a participar do VIII Mednesp, encontro nacional das Associações Médico-Espíritas do Brasil, que realizar-se-á de 23 a 25 de junho de 2011 no Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte, MG. O evento, bi-anual, é uma realização da Associação Médico-Espírita do Brasil e este ano tem como tema central: "150 anos de o livro dos médiuns: contribuição de Kardec à ciência". Destina-se a todos os interessados na aliança entre ciência e espiritualidade, fé e razão, para o equacionamento das dores humanas e a ampliação do entendimento do binômio saúde-doença, à luz da imortalidade da alma. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.amebrasil.org.br/mednesp2011/node/2 e estarão com desconto de 30% até 14/04/2011. Aproveite! Vide também folder, em anexo. Andrei Moreira Segue carta convite da Dra Marlene Nobre, presidente da Ame-Brasil e Internacional: "OLÁ, AMIGOS! A edição 2011 do MEDNESP é uma homenagem aos 150 anos de O LIVRO DOS MÉDIUNS, e tem por objetivo dissecar a contribuição de Allan Kardec à Ciência, através deste verdadeiro tratado de estudo e pesquisa sobre mediunidade. Com Kardec, pela primeira vez na história humana, o fenômeno mediúnico saiu do campo da magia , do sobrenatural, do quase total obscurantismo, para se tornar o que de fato é: uma faculdade inerente a cada ser humano, com maior ou menor grau de desenvolvimento, que contribui para a sua evolução espiritual e lhe permite estabelecer contato com outras dimensões ainda invisíveis aos olhos comuns. Outrora perseguidos, vilipendiados , trucidados pela intolerância religiosa, marginalizados como doentes mentais pelo preconceito da elite intelectual – os médiuns ganham com Kardec sua justa dimensão e participação na história humana. Neste Mednesp 2011, teremos cerca de 60 oradores, pertencentes aos quadros das Associações Médico-Espíritas (AME) do Brasil , que vão se revezar na tribuna, durante 3 dias, para abordar aspectos variados desta magnífica contribuição que o Espiritismo tem a oferecer à elaboração de um novo paradigma para a saúde . Como sempre o fizemos, desde o primeiro Mednesp, há 20 anos, convidamos não apenas os médicos e o pessoal da saúde a participarem do nosso Congresso, mas igualmente, os estudiosos em geral das questões espirituais, tendo em vista o amplo interesse dos temas a serem abordados . Junte-se a nós nesta justa homenagem à obra de Kardec ! Participe conosco deste estudo concentrado! Esperamos por você em Belo Horizonte.
______________________________________________________________________________





Amigos e irmãos,
A AME-AL estará realizando o IV CONGRESSO UNIVERSITÁRIO DE CIENCIA SAÚDE E ESPIRITUALIDADE nos dias 21 e 22 de maio/2011 com o tema : A ÉTICA DA VIDA, ECOLOGIA E ESPIRITUALIDADE.Em anexo o cartaz e a programação. Convidamos a todos para se fazerem presentes e  agradecemos  a divulgação deste evento em sua rede de contatos. 
Um afetuoso abraço.
Ricardo Santos
Presidente da AME-AL
 _______________________________________________________________________________


GRUPO MOVIMENTO PARA IDOSOS. INICIAMOS  E FOI MARAVILHOSO. É UM GRUPO ABERTO SEM TEMPO PARA FINALIZAR. LINDA E RICA EXPERIÊNCIA. PRAZER EM TROCAR
GRUPO INTERDISCIPLINAR COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA ÁREA DO ENVELHECIMENTO. PSICÓLOGA, FONO, FISIOTERAPEUTA E TERAPEUTA OCUPACIONAL

___________________________________________________________________________________





PAZEAR ANO 5


____________________________________________________________________________



O mundo precisa de paz! Saiba como você pode colaborar

No dia 24 de outubro foi comemorado o Dia da ONU – Organização das Nações Unidas. Mas, você sabe o que é a ONU e qual sua finalidade?

Criada em 1945, logo após a II Guerra Mundial, a ONU foi criada com o objetivo de organizar as atividades de cinqüenta países que formavam a Liga das Nações, cujo trabalho era garantir os direitos humanos na promoção do desenvolvimento e da paz. Sua sede principal fica na cidade Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os trabalhos da ONU compreendem:
Secretaria Geral: Administra os programas das políticas dos órgãos
Conselho de Segurança (composto por 15 países – os principais são Estados Unidos, China, Reino Unido, Rússia e França): Cuida das eleições
Conselho Econômico e Social: Coordena as economias da Organização e seus trabalhos sociais
Assembleia Geral (Composta por todos os países membros): Encontros anuais para a tomada de decisões importantes
Corte Internacional de Justiça: Composta por 15 juízes que analisam e julgam conflitos entre as nações do mundo todo

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.
“O Mundo precisa de Paz”! É comum ouvirmos esta expressão, já que este é o desejo da maioria dos habitantes de um mundo de provas e expiações.

Mas a PAZ pode ser muito mais uma questão interna do que externa. O Atual cenário geopolítico mostra que só desejar a Paz não basta, é preciso trabalhar para que certas ações venham a florescer na mentalidade de todos os povos do planeta Terra.

Existem muitas questões a serem resolvidas, muitas delas, que atingem praticamente todo o mundo e que precisam do apoio de todos. A Doutrina Espírita ensina que os Espíritos Superiores estão nos auxiliando e projetando o novo Mundo de Regeneração, mas precisam do nosso empenho, nossa colaboração pelo bem.

Segundo Allan Kardec, aquele que não quiser evoluir será arrastado pelas leis divinas, isto mostra o grau de gravidade que estamos passando , é o tempo da mudança!

E num momento decisivo a humanidade desencarnada e encarnada é chamada para unir-se em torno dos ideais éticos, de solidariedade e fraternidade, não é uma simples questão religiosa, é a sobrevivência de princípios que regem o Planeta e que precisam ser estabelecidos, implementados e seguidos por uma nova sociedade, eliminando a hipocrisia, o preconceito, a avareza, o ódio e tantas outros males causados pela inversão de valores.

É urgente a prática do ensinamento “Fora da caridade não há salvação” em prol de um Mundo de Regeneração, independente de qualquer órgão ou instituição.

A PAZ ESTÁ DENTRO DE NÓS... Aliar a caridade, o respeito, a gentileza, a tolerância e o amor para conosco e com o próximo é a forma ideal para vivenciá-la e proporcioná-la a todos!


TEXTO RETIRADO DO SITE CAMINHOS DE LUZ


_____________________________________________________________________________
RADIO FRATERNIDADE


05/11/2011
ESTAMOS NO INTERVALO PARA ALMOÇO NO LOCAL VOLTAMOS AS 10H50 PARA ADQUIRIR OS DVD deste evento escreve (envie um e-mail) para nrspiritisme@yahoo.com.br Rádio Fraternidade transmite hoje 2o Congresso Holandês de Medicina e Espiritualidade com a participação de médicos brasileiros 2011-11-05 A W...
Leia mais
05/11/2011
CANAL 2 - http://canal2.radiofraternidade.com.br/ Programação (horário Brasília) SÁBADO, 05/11/2011 08:00h às 08:45h O Quarto Período de Allan Kardec: A Psicologia Centrada no Espírito Ruth Brasil Mesquita 08:45h às 09:30h Psiquismo Quântico: Modelos Científicos da I...
Leia mais
05/11/2011
2011-11-0506:18:43 A Web Rádio Fraternidade transmite ao vivo no dia 5 de novembro (sábado), a partir das 6h30 da manhã (horário de Brasília), direto de Amsterdam, na Holanda o  2ª Congresso de Medicina e Espiritualidade. O evento  organizado pelo Conselho Espírita Holandês (NRSP) ...
Leia mais

_____________________________________________________________________________




Alzheimer revertida pela primeira vez

Via TvNet
 
Pela primeira vez, foi revertida a doença de Alzheimer em pacientes com a doença, há mais de um ano. Os cientistas usaram a técnica de estimulação cerebral profunda, que usa elétrodos para aplicar pulsos de eletricidade diretamente no cérebro.
Investigadores canadianos, da Universidade de Toronto, liderados por Andres Lozano, aplicaram estimulação cerebral profunda em seis pacientes.
Em dois destes pacientes, a deterioração da área do cérebro associada à memória não só parou de encolher como voltou a crescer.
Nos outros quatro, foi parado o processo de deterioração.
Nos portadores de Alzheimer, a região do cérebro conhecida como hipocampo é uma das primeiras a encolher.
O centro de memória funciona no hipocampo, convertendo as memórias de curto prazo em memórias de longo prazo.
Desta feita, a degradação do hipocampo revela alguns dos primeiros sintomas da doença, como a perda de memória e a desorientação.
Durante a investigação, a equipa de cientistas canadianos instalou os dispositivos no cérebro de seis pessoas que tinham sido diagnosticadas com Alzheimer, há, pelo menos, um ano.
Assim, colocaram elétrodos perto do fórnix, conjunto de neurónios que carregam sinais para o hipocampo, aplicando, depois, pequenos impulsos elétricos, 130 vezes por segundo.
Após 12 meses de estimulação, um dos pacientes teve um aumento do hipótalamo de 5 por cento e, outro, 8 por cento.
Esta descoberta pode levar a novos caminhos para tratamentos de Alzheimer, uma vez que é a primeira vez que foi revertida a doença.
Os cientistas têm, contudo, ainda de conhecer mais sobre o modo como a estimulação funciona no cérebro.
__________________________________________________________________________________

GLÂNDULA PINEAL



Código Internacional de Doenças (OMS) inclui influência dos Espíritos.
Medicina reconhece obsessão espiritual
Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, médico psiquiatra e coordenador da
cadeira (hoje obrigatória)de Medicina e Espiritualidade na USP:
Ouvir vozes e ver espíritos não é motivo para tomar remédio de faixa
preta pelo resto da vida... Até que enfim as mentes materialistas
estão se abrindo para a Nova Era; para aqueles que queiram acordar,
boa viagem, para os que preferem ainda não mudar de opinião, boa
viagem também...
Uma nova postura da medicina frente aos desafios da espiritualidade.
Vejam que interessante a palestra sobre a glândula pineal do Dr.
Sérgio Felipe de Oliveira,
     A obsessão espiritual como doença_da_alma, já é reconhecida pela
Medicina. Em artigos anteriores, escrevi que a obsessão espiritual, na
qualidade de doença da alma, ainda não era catalogada nos compêndios
da Medicina, por esta se estruturar numa visão cartesiana, puramente
organicista do Ser e, com isso, não levava em consideração a
existência da alma, do espírito. No entanto, quero retificar,
atualizar os leitores de meus artigos com essa informação, pois desde
1998, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o bem-estar
espiritual como uma das definições de saúde, ao lado do aspecto
físico, mental e social. Antes, a OMS definia saúde como o estado de
completo bem-estar biológico, psicológico e social do indivíduo e
desconsiderava o bem estar espiritual, isto é, o sofrimento da alma;
tinha, portanto, uma visão reducionista, organicista da natureza
humana, não a vendo em sua totalidade:
mente, corpo e espírito.
Mas, após a data mencionada acima, ela passou a definir saúde como o
estado de completo bem-estar do ser humano integral:
biológico, psicológico e espiritual.
  Desta forma, a obsessão espiritual oficialmente passou a ser
conhecida na Medicina como possessão e estado_de_transe, que é um item
do CID - Código Internacional de Doenças - que permite o diagnóstico
da interferência espiritual Obsessora.
O CID 10, item F.44.3 - define estado de transe e possessão como a
perda transitória da identidade com manutenção de consciência do
meio-ambiente, fazendo a distinção entre os normais, ou seja, os que
acontecem por incorporação ou atuação dos espíritos, dos que são
patológicos, provocados por doença.
Os casos, por exemplo, em que a pessoa entra em transe durante os
cultos religiosos e sessões mediúnicas não são considerados doença.
Neste aspecto, a alucinação é um sintoma que pode surgir tanto nos
transtornos mentais psiquiátricos - nesse caso, seria uma doença, um
transtorno dissociativo psicótico ou o que popularmente se chama de
loucura bem como na interferência de um ser desencarnado, a Obsessão
espiritual..
Portanto, a Psiquiatria já faz a distinção entre o estado de transe
normal e o dos psicóticos que seriam anormais ou doentios.
O manual de estatística de desordens mentais da Associação Americana
de Psiquiatria - DSM IV - alerta que o médico deve tomar cuidado para
não diagnosticar de forma equivocada como alucinação ou psicose, casos
de pessoas de determinadas comunidades religiosas que dizem ver ou
ouvir espíritos de pessoas mortas, porque isso pode não significar uma
alucinação ou loucura.
Na Faculdade de Medicina DA USP, o Dr. Sérgio Felipe de Oliveira,
médico, que coordena a cadeira (hoje obrigatória) de Medicina e
Espiritualidade.
Na Psicologia, Carl Gustav Jung, discípulo de Freud, estudou o caso de
uma médium que recebia espíritos por incorporação nas sessões
espíritas.

Na prática, embora o Código Internacional de Doenças (CID) seja
conhecido no mundo todo, lamentavelmente o que se percebe ainda é
muitos médicos rotularem todas as pessoas que dizem ouvir vozes ou ver
espíritos como psicóticas e tratam-nas com medicamentos pesados pelo
resto de suas vidas.
Em minha prática clínica (também praticada por Ian Stevenson), a
grande maioria dos pacientes, rotulados pelos psiquiatras de
"psicóticos" por ouvirem vozes (clariaudiência) ou verem espíritos
(clarividência), na verdade, são médiuns com desequilíbrio mediúnico e
não com um desequilíbrio mental, psiquiátrico. (Muitos desses
pacientes poderiam se curar a partir do momento que tivermos uma
Medicina que leva em consideração o Ser Integral).
Portanto, a obsessão espiritual como uma enfermidade da alma, merece
ser estudada de forma séria e aprofundada para que possamos melhorar a
qualidade de vida do enfermo.

Sérgio Felipe de Oliveira é um psiquiatra brasileiro, doutor em
Neurociências, mestre em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo)
e destacado pesquisador na área da
Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de
Física, de Biologia e de Espiritismo.
Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com
atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio
de ondas eletromagnéticas. Realiza um trabalho junto à Associação
Médico-Espírita de São Paulo AMESP e possui a clínica Pineal Mind,
onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas.
Segundo o mesmo, a pineal forma os cristais de apatite que, em
indivíduos adultos, facilita a captura do campo magnético que chega e
repele outros cristais. Esses cristais são apontados através de exames
de tomografia em pacientes com facilidade no fenómeno da incorporação.
Já em outros pacientes, em que os exames não apontam tais cristais,
foi observado que o desdobramento fora facilmente apontado.
Segundo a revista Espiritismo & Ciência,[1] "o mistério não é recente.
Há mais de dois mil anos, a glândula pineal é tida como a sede da
alma. Para os praticantes da ioga, a pineal é o ajna chakra, ou o
“terceiro olho”, que leva ao autoconhecimento. O filósofo e matemático
francês René Descartes, em Carta a Mersenne, de 1640, afirma que
“existiria no cérebro uma glândula que seria o local onde a alma se
fixaria mais intensamente”.
Sérgio Felipe de Oliveira tem feito palestras sobre o tema em várias
universidades do Brasil e do exterior, inclusive na Universidade de
Londres. Numa apresentação na Universidade de Caxias do Sul, o
pesquisador afirmou ter recebido vários estímulos para estudar a
glândula pineal quando ainda estava concentrado em pesquisas na área
de física e matemática. Um desses estímulos foi uma visão em que lhe
apareceu o professor Zerbini, renomado médico cardiologista e pioneiro
dos transplantes de coração no Brasil. Zerbini, a quem Sérgio teria
substituído em seus dois últimos compromissos acadêmicos, sugeriu a
Sérgio insistentemente (durante a visão) que estudasse a glândula
pineal, conforme o relato do pesquisado
_______________________________________________________________________________




Estudo científico comprova informações reveladas em livro de André Luiz, 60 anos depois¹

José Leonardo Rocha² Londres, 09 de junho de 2010.

João Ascenso³, psicólogo e pesquisador do Rio de Janeiro, ex-mestrando do King´s College de Londres, deu uma série de palestras em Londres e nos Estados Unidos, no mês de junho, sobre um estudo que traz prova científica sobre informações fornecidas no livro “No Mundo Maior”, de André Luiz. Na obra, publicada em 1947, o mentor de André Luiz, Calderaro, explica que o cérebro se divide, de acordo com suas funções, em três partes.


A parte anterior, ligada à medula, guarda o arquivo do passado, das experiências acumuladas em sucessivas reencarnações. É a parte do cérebro responsável pelas funções instintivas, mais materiais.


A parte central é a que tem maior atividade. É o presente, onde se processam as informações necessárias para o agora, o aprendizado, o trabalho. A parte da frente, posterior, é ativada quando temos sentimentos mais nobres, de caridade, amor, fé.


Em suma, nosso cérebro guarda em si as experiências do passado, nos permite aprender e trabalhar no presente e abriga também os sentimentos mais nobres, que nos levam a um futuro de evolução espiritual.


Ascenso destacou em sua palestra que pouco ou nada se sabia em 1947 sobre as funções dessa parte posterior do cérebro. O próprio mentor Calderaro faz referência no livro psicografado por Chico Xavier ao desconhecimento da ciência da época sobre esse assunto. Pouco a pouco, as funções do cérebro foram sendo desvendadas, mas Ascenso diz que só no ano de 2006, quase 60 anos depois da obra de André Luiz, surgiu o primeiro estudo comprovando cientificamente o que havia sido revelado pela espiritualidade no pós-guerra. João Ascenso estava nos Estados Unidos e tomou conhecimento do estudo, feito por um grupo de cientistas sem nenhum conhecimento espírita, entre eles o brasileiro Jorge Moll Neto.


A experiência foi feita do seguinte modo: um grupo de voluntários foi submetido ao processo de ressonância magnética funcional do cérebro. O que André Luiz e Calderaro conseguiam ver com sua visão aperfeiçoada – o funcionamento do cérebro – foi monitorado através da mais moderna tecnologia.


Os voluntários responderam a três perguntas, apertando um botão para optar entre sim e não:


1 – Você gostaria de receber uma quantia em dinheiro, agora, de graça?


2 – Você gostaria de fazer uma doação para instituição de caridade? Mas é uma doação só em intenção, só para fins deste estudo, você não vai precisar desembolsar o seu dinheiro.


3 – Você gostaria de fazer uma doação de verdade para instituição de caridade? O dinheiro (mais de US$ 100) vai ser retirado da sua conta.


Nos três casos, verificou-se que a parte do cérebro responsável pelo prazer sensorial (sexo, consumo de chocolate, café, drogas) dos voluntários que responderam “sim”, foi ativado. Ou seja, para o organismo não há diferença entre o prazer sensorial e o prazer espiritual. Ao fazer uma doação, você se sente tão bem do ponto de vista físico como ao ganhar dinheiro ou comer chocolate. No caso da doação formal, sem dispêndio, houve ativação no cérebro também de parte do cérebro ligada ao amor entre pais e filhos.


O resultado surpreendeu os cientistas, que ofereceram a seguinte explicação: este é um sentimento de extensão do amor filial. Você ao ajudar alguém está de certa forma reproduzindo o sentimento de amor e apego pelos próprios filhos.


Ascenso disse que esta descoberta é mais uma prova da beleza e acuidade científica dos ensinos de Jesus Cristo. É o amor universal, é o que Cristo queria dizer quando ensinou que devemos amar a todos como irmãos, que o amor não deveria ser exclusivo aos nossos familiares mais próximos.


A parte final da pesquisa é a comprovação que faltava à ciência para os ensinamentos de Calderaro a André Luiz, na década de 40. O estudo mostrou que a pessoa, ao fazer uma doação à instituição de caridade, ao fazer o bem de verdade, tirando do próprio bolso, ativa a parte mais frontal do cérebro (além de ativar o centro de prazer e a parte relativa ao amor entre pais e filhos). A parte mais posterior do nosso cérebro é ativada, a parte relativa aos sentimentos mais nobres do ser humano. “É o que São Francisco de Assis quis dizer com sua máxima – é dando que se recebe. Ao doar, você se beneficia, se sente bem.” As descobertas do estudo foram publicadas em artigo na primeira página do conceituado jornal norte-americano, Washington Post, na ocasião. Só em 2006 a ciência comprovou o que o Espiritismo revelou em 1947.


João Ascenso explica que o Espiritismo tem três vertentes igualmente importantes, desde o seu nascimento: a parte religiosa (de fé em Deus), a filosófica (com ênfase para a moral, para as explicações dos obstáculos do nosso dia-a-dia) e a parte científica. Com o deslocamento, por assim dizer, do Espiritismo da França para o Brasil, houve desenvolvimento das duas primeiras. “Mas o Brasil é um país sem nenhuma tradição científica. A parte científica do Espiritismo acabou não se desenvolvendo. Mas isto está mudando. Por isso é importante também que o Espiritismo cresça num país como a Grã-Bretanha, que tem grande tradição científica.

A ciência mostra que, conforme revelado pelo Espiritismo 60 anos atrás, não devemos nos concentrar com excesso nem na parte anterior nem posterior do cérebro, embora não possamos desprezá-las. “Quem se concentra na parte anterior, ligada à medula, vive no passado e tem tendência à depressão. Na parte central, está o trabalho, o agora. Só no presente podemos modificar nosso futuro, usando-se as experiências do passado e procurando-se também corrigir os vícios – que quase todos temos – de encarnações passadas. Mas quem vive só no presente, ativando só a parte central do cérebro, não planeja o futuro, não aprende com o passado, fica hiperativo e trabalha sem parar. Não consegue ser feliz. E quem só se preocupa com os sentimentos nobres, a parte frontal do cérebro, sem nada realizar – caso dos mosteiros da Idade Média – não contribui para a sociedade e não consegue modificar seu destino.

O que a ciência revela agora é o que o Espiritismo vem mostrando há mais de cem anos: a importância do equilíbrio. “O estudo com voluntários mostrou que não há diferença, para o corpo humano, entre o prazer dos sentidos e o prazer espiritual. Portanto, quando estamos ajudando e fazendo caridade, nos sentimos bem. A diferença está na intenção. A pessoa pode comer uma barra de chocolate para ter uma sensação de prazer. Mas ao fazer o bem, o prazer vem como consequência da ação. Você toma uma iniciativa, movido pelos sentimentos mais nobres, e como resultado, se sente bem, realizado.”
---
¹ Palestra na BUSS, British Union of Spiritist Societies, no dia 9 de junho de 2010, Londres.


² Neto de Zequinha Ramos (Fundador do Centro Espírita “Francisco Caixeta, 1951).


³ Trabalha no Rio de Janeiro com o Dr Jorge Moll Netto, na Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental da Rede D´Or. MOLL, J., KRUEGER, F., ZAHN, R., PARDINI, M., OLIVEIRA-SOUZA, R., GRAFMAN, J. Human fronto-mesolimbic networks guide decisions about charitable donation. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America. v.103, p.15623;10.1073/p - 15628, 2006.


_________________________________________________________________
NATAL - CESTA DE NATAL- LAR DE CLARA


    O intuíto da campanha é promover um pouco mais de assistência e alegria aos menos favorecidos atendidos pelo Lar de Clara, através da arrecadação de donativos. 
    O sucesso desta depende do coração solidário e da possibilidade de cada um! Pequenos gestos geram grandes transformações!
   O SEU apoio é muito importante, para que o Lar de Clara realize a Festa Natalina, englobando a Ceia para as crianças e suas famílias (aproximadamente 700 pessoas) e a entrega de 240 Cestas Especiais. Divulgue se possível com todos os amigos. Para conhecimento, anexo VT de 27 segundos e ao lado: http://lardeclarape.blogspot.com/.

    O evento acontecerá no dia 23 de dezembro, na Unidade de Pontezinha, a partir das 16 horas, onde as crianças irão realizar encenações natalinas para suas famílias. E você, também está convidado a vivenciar momentos de muita emoção!
    
     Os apoios necessários são destinados à:

·       Confecção de 240 cestas especiais de natal (incluindo frango, batata e cebola);
·       Ceia natalina para 600 pessoas (alimentos, refrigerantes e descartáveis);
·       Aluguel de mesas, cadeiras, toldos e toalhas.

     Para informações sobre os componentes da cesta natalina e dos valores dos demais itens, favor contactar através dos fones: 3479.4081 / 8877.0264 ou via e-mail: gloriaoliver.lardeclara@yahoo.com.br. Solicitamos ainda, que no caso de depósito, o comprovante seja enviado para o e-mail mencionado acima, em virtude da organização com o setor financeiro.
CARTAZ NATAL rodap+® 2012.jpg
 
VAMOS PARTICIPAR !
_______________________________________________________________________________





Doença de Alzheimer: A Degeneração Cerebral no Idoso Doença de Alzheimer: A Degeneração Cerebral no Idoso


Neste artigo:
O Alzheimeir é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, caracterizado por início insidioso de demência (redução progressiva da memória e da função cognitiva global, ou seja, deterioração das habilidades intelectuais previamente adquiridas que interfere na atividade ocupacional ou social). A doença é ainda responsável por aproximadamente 65% de todos os casos de demência em adultos.
Introdução

Segundo a médica especialista em neurologia, Dra. Mercês Quintão Fróes, ocasionalmente esta doença afeta pessoas com menos de 50 anos, mas comumente com mais de 65 anos. A prevalência estimada é de cerca de 1 a 6% da população até 65 anos; a prevalência aumenta consideravelmente com a idade, chegando até a 50% das pessoas que atingem os 85 anos de vida. Há uma forma pré-senil, que ocorre entre os 50 e 60 anos e uma forma senil, que inicia mais tarde. Também existe a forma familiar e a esporádica, sendo esta última mais comum.

O aspecto clínico da Doença de Alzheimer (DA) pode ser razoavelmente variado e está divido em três estágios progressivos - precoce, médio, e tardio - de 2 a 3 anos cada. A característica mais comum é a deterioração progressiva e constante da função intelectual, apesar desta deterioração ser altamente variável. Muitos pacientes experimentam períodos de platô, quando a progressão parece parar. A sobrevida média é de 7-10 anos.
Os distúrbios de memória, explica a neurologista, são os sintomas mais comuns e precoces, porém eles raramente existem isoladamente. A maioria dos pacientes está debilitada em duas ou mais áreas cognitivas. As áreas mais comuns de déficit são: memória (87%) e linguagem (72%), mas os déficits na função visuo-espacial e atenção também são comuns (44%-49%).

Sintomas

A Dra. Mercês Fróes esclarece que a memória, nos casos mais recentes, é a mais precocemente afetada. Geralmente o paciente esquece compromissos, repete perguntas sobre fatos do dia, esquece onde colocou as coisas, etc. Além disso, ele apresenta dificuldade em repetir uma lista de palavras ou reproduzir formas após uma observação rápida. No caso da linguagem, passamos a notar problemas na adequação de palavras, levando a discurso não fluente e "vazio". Em estágios mais avançados, observamos outros déficits da linguagem, além da linguagem expressiva, como: dificuldades na leitura, compreensão, repetição e escrita.

No caso da função visuo-espacial, informa a médica, logo no início da doença, os pacientes apresentam déficits nas tarefas mais complexas (como desenhar a figura de um relógio, por exemplo) e até mesmo na habilidade para desempenhar tarefas menos complicadas, como desenhar uma forma conhecida. Há também desorientação espacial, no início em ambientes novos e depois nos locais familiares.

Existe ainda uma série de mudanças da personalidade e humor, que segundo a médica são sintomas comuns, mas variáveis. Muitas pessoas demonstram acentuação de características da sua personalidade. Outros pacientes experimentam uma inversão da personalidade. Em alguns casos, há desinteresse, apatia e inibição. Desconfiança e paranóia também podem ocorrer. No início da doença, os pacientes podem apresentar depressão, provavelmente pela percepção de seu próprio declínio. Em geral, eles experimentam afastamento, perda da complexidade e falta de controle. Os pacientes perdem a capacidade de julgamento, geralmente se sentindo muito bem, sem percepção da doença atual. Podem, ainda, apresentar euforia, agitação, andar sem destino, perda da higiene, da iniciativa, emudecimento afetivo.

A neurologista explica ainda que mais tardiamente acontecem problemas com a marcha e até sinais neurológicos conhecidos como extrapiramidais (tremores, rigidez) e mioclonias (movimentos involuntários dos músculos). As crises convulsivas generalizadas podem aparecer em 10% dos casos. No estágio final da doença o paciente fica imobilizado, sem controle das funções do organismo, não se comunica e não consegue deglutir. A morte normalmente ocorre por complicações respiratórias, como aspiração e pneumonia.

Em 10% dos casos ocorrem apresentações clínicas atípicas, com déficits em apenas uma área cognitiva ou paranóia e comportamento bizarro, acrescenta.

Hereditariedade

Segundo a médica, a etiologia e a patogênese da Doença de Alzheimer não são totalmente conhecidas. Este distúrbio pode estar relacionado a múltiplas causas. As causas genéticas já são aceitas, podendo interagir com um ou diversos fatores ambientais e fatores associados à saúde.

Aproximadamente 25% dos pacientes com esta doença têm um parente que já apresentou este tipo de condição. Nestes casos, a doença surge precocemente, entre os 50 e 60 anos de idade. Parece haver relação entre a Síndrome de Down e a Doença de Alzheimer, com genes ligados às duas doenças estando no cromossomo 21, e sinais clínicos desta doença aparecendo em pacientes com Síndrome de Down que sobrevivam por mais tempo.

A Doença de Alzheimer é multifatorial. "Está clara a sua associação também à idade, ao envelhecimento cerebral, com possibilidade da interação de fatores tóxicos exógenos (alumínio), endógenos (glutamato), deficiência de fator metabólico intrínseco (fator de crescimento neural), defeitos metabólicos sistêmicos da haste hipotalâmico-hipofisária adrenal, agentes inflamatórios ou infecciosos ("prion") e acúmulo de bAP no cérebro", explica .

Detecção

O diagnóstico da Doença de Alzheimer é feito por exclusão. Nenhum exame isoladamente pode estabelecer o diagnóstico, mas existem 3 princípios básicos para norteá-lo, que são: ocorrência de déficits progressivos na memória e em pelo menos uma outra área cognitiva; os déficits cognitivos gerando um comprometimento significativo das atividades sociais e ocupacionais; e que outras causas possíveis de demência sejam excluídas.

O diagnóstico, informa a especialista, é feito através de uma avaliação clínica, com uma anamnese detalhada e avaliação neurológica (para excluir outras doenças neurológicas), testes neuropsicológicos, avaliação da atividade da vida diária e exames de imagem (tomografia computadorizada e ressonância magnética), além de exames laboratoriais.

Com relação a possibilidade de cura da doença, a médica informa que isto infelizmente ainda não é uma realidade. O diagnóstico preciso e precoce da Doença de Alzheimer pode proporcionar algum controle dos sintomas e retardar o ritmo de progressão da doença.

Tratamentos

A médica frisa que existem três abordagens básicas para melhorar a qualidade de vida do paciente de Azheimer, retardando sua dependência, desacelerando a deterioração cognitiva, e facilitando a vida do cuidador (aquele que toma conta do paciente).

A primeira delas relaciona-se às medidas psicossociais, com a finalidade de avaliar as atividades do dia-a-dia, promovendo recursos para auto-manutenção física, higiene, atos de vestir, comer, tomar banho e se arrumar. Depois devem ser avaliadas as atividades instrumentais da vida diária, como comunicação, fazer compras, arrumar a casa e se locomover. O "cuidador" do paciente é a pessoa ideal para descrever o seu comportamento. Quando o cuidador é o cônjuge ou outro membro da família, a carga emocional propicia um grande número de transtornos, devido ao grau aumentado de estresse como as doenças físicas, depressão, insônia, perda de peso, abuso de álcool e de medicamentos psicotrópicos, abuso físico e verbal do paciente. Por isto é de grande importância o cuidado com estas pessoas, para que também elas não adoeçam física e emocionalmente. Outros membros da família, amigos, pessoas contratadas e grupos de apoio devem estar envolvidos, reforça a médica.

A segunda medida é a terapia comportamental. O paciente com Doença de Alzheimer pode desenvolver uma ampla variedade de transtornos comportamentais, que incluem depressão, agitação, alucinação, delírios, ansiedade, violência, insônia, perambulação, que podem causar sofrimento considerável para os membros da família e para quem cuida do paciente, profissionalmente. As abordagens não farmacológicas devem ser buscadas antes da terapia medicamentosa. Entre elas, podemos encontrar atividades simples, que ocupem o tempo e tragam satisfação e bem-estar, como se sentar à mesa, tirar o pó da casa e uma variedade de atividades manuais, além de promover reuniões sociais, evitar cochilos durante o dia, usar o banheiro antes de deitar, manter ambiente calmo, evitar confronto com o paciente. Tudo isto preenche a sua vida e promove um sono noturno mais tranqüilo.

A terceira abordagem é o tratamento medicamentoso da demência. Este já foi tentado de várias formas, no início com vasodilatadores e medicamentos neurotrópicos.

No entanto, não há evidências de que tenham sido úteis. Como a fisiopatologia mais bem caracterizada na Doença Alzheimer é a múltipla redução de neurotransmissores, a elevação do nível destas substâncias deveria proporcionar alívio sintomático.

O sistema de neurotransmissor mais consistentemente envolvido é o colinérgico, sendo as primeiras tentativas de tratamento realizadas no sentido de aumentar a carga destas substâncias. Depois se tentou utilizar medicamentos agonistas diretamente em receptores chamados de muscarínicos.

Uma terceira estratégia, instituída mais recentemente, tem sido a utilização de inibidores da colinesterase para reduzir o metabolismo da acetilcolina (Ach), elevando seus níveis nas sinapses (junções dos nervos com as outras estruturas).

Acredita-se que o ritmo de deterioração do paciente seja reduzido com o uso de medicamentos inibidores da colinesterase, quando utilizados na DA leve a moderada. As avaliações em longo prazo são, obviamente, demoradas e de difícil adesão, porém o maior conhecimento das causas da doença e estes avanços farmacológicos criaram um ponto de esperança no controle desta temida patologia.

"Continuam nossas esperanças em novas experiências com drogas que tenham o poder de prevenir o início da doença ou de interromper a sua progressão. Alguns destes agentes já se encontram em experimentação. A terapia genética se vislumbra como uma possibilidade para o futuro", finaliza a especialista.


_______________________________________________________________________________


Excelente o esclarecimento e o exemplo trazido a todos nós pelo Dr. Ricardo di Bernardi, médico espírita.


ANENCÉFALO E ABORTAMENTO



Ricardo Di Bernardi

Inicialmente, lembramos que anencéfalo, embora seja considerado sem cérebro, na realidade é portador de um segmento cerebral estando faltante regiões do cérebro que impossibilitarão sua sobrevivência pós parto.

Afim de colocarmos a visão espírita sobre este importante problema exemplificaremos com um caso real. Usaremos nomes fictícios. João e Maria, eram casados há 2 anos. A felicidade havia batido à sua porta. Maria estava grávida. Exultantes procuraram o médico Obstetra para as orientações iniciais. Planos mil ambos estabeleceram. Ao longo dos meses, no entanto, foram surpreendidos , através do estudo ultrassonográfico, da triste notícia de que seu bebê era anencéfalo. Ao serem informados caíram em prantos ao ouvirem a proposta do obstetra lhes oferecendo o abortamento. Posicionaram-se contrários explicando sua visão espírita.

-- Trata-se de um ser humano que renasce precisando de muito amor e amparo. Nós estaremos com nosso filho (a) até quando nos for permitido.

-- Mas, esta criatura não vai viver além de alguns dias ou semanas na incubadora disse o obstetra.

-- Estamos cientes, mas até lá seremos seus pais.

Guardavam, também, secretamente, a esperança de que houvesse algum equívoco de diagnóstico que lhes proporcionasse um filho saudável.

Durante nove meses dialogaram com seu bebê, intra-útero. Disseram quanto o (a) amavam. Realizaram, semanalmente, a reunião do Evangelho no Lar, solicitando aos mentores a proteção e amparo ao ser que reencarnava.
      

  
Jorge Coelho
"Que sejam de Paz os nossos pensamentos"
Chegara o grande momento : Em trabalho de parto, Maria adentra a maternidade com um misto de esperança e angústia. A criança nasce; o pai ao ver o filho sofre profundo impacto emocional tendo uma crise de lipotímia. O bebê anencéfalo sobrevive na incubadora com oxigênio, 84 horas. Há um triste retorno ao lar.

Passam-se aproximadamente 2 anos do pranteado evento. João e Maria, trabalhadores do instituto de cultura espírita de sua cidade frequentavam na mencionada instituição, reunião mediúnica quando uma medium em desdobramento consciente informa ao coordenador do grupo:

-- Há um espírito de uma criança que deseja se comunicar.

-- Que os mediuns facilitem o transe psicofônico para a atendermos-responde o dirigente.

Após alguns segundos, uma experiente medium dá a comunicação :

-- Boa noite, meu nome é Shirley venho abraçar papai e mamãe.

-- Quem é seu papai e sua mamãe ?

-- São aqueles dois - disse apontando Joào e Maria.

-- Seja bem vinda Shirley, muita paz! que tens a dizer ?

-- Quero agradecer a papai e mamãe todo o amor que me dedicaram durante a gravidez, sim, eu era aquele anencéfalo.

-- Mas voce está linda agora.
-- Graças as energias de amor recebidas, graças ao Evangelho no Lar, que banharam meu corpo espiritual durante todo aquele tempo.

-- Como se operou esta mudança ?

-- Tive permissão para esta mensagem pelo alcance que a mesma poderá ter a outras pessoas. Eu possuia meu corpo espiritual muito doente, deformado pelo meu passado cheio de equívocos. Fui durante nove meses envolvida em luz . Uma verdadeira cromoterapia mental que gradativamente passou a modificar meu corpo astral (perispírito). Os diálogos que meus pais tiveram comigo foram uma intensa educação pré-natal que muito contribuiram para meu tratamento. Eu expiei, no verdadeiro sentido da palavra. Expiar é como expirar, colocar para fora o que nào é bom . Eu drenei as minhas deformidades perispirituais para meu corpo físico e fui me libertando das minhas deformidades. Como meus pais foram generosos. Meu amor por eles será eterno. 

-- Por que estás na forma de uma criança, já que te expressas tào inteligentemente ?

-- Por que estou em preparo para o retorno. Dizem meus instrutores que tenho permissão para informar. Meus pais tem o merecimento de saber. Devo renascer como filha deles, normal, talvez no próximo ano.

Após dois anos renasceu Shirley, que hoje é uma linda menina de olhos verdes e cabelos castanhos, espírito suave e encantador.
  __________________________________________________________________


     


CONCERTO MUSICAL
SIBÉLIUS ONTEM, SIBÉLIUS HOJE
UMA HOMENAGEM ÀS MÃES


TEATRO SANTA ISABEL RECIFE PE
3/5 E 4//5/ 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário